Seja com pais de primeira de viagem ou na presença de quem já é avô, a data que celebra a importância da figura paternal é comemorada com o tradicional almoço de domingo do (14) em todo o Mato Grosso do Sul. Em , o jornal Midiamax visitou duas churrascarias da cidade para entender o simbolismo desse dia através dos seus protagonistas, e a importância desse vínculo para o fomento de uma geração melhor.

Em uma churrascaria no bairro Tiradentes, na rua Marques de Pombal, o construtor civil Paulo Goes de Freitas, de 36 anos, aproveitou o dia para almoçar com a esposa e filho, que ele afirma ter mudado o curso da sua vida há 13 anos.

“Filho é uma benção, e a cada dia que passa só melhorou. Minha vida mudou da água para o vinho. Estávamos namorando e a gente não tinha nada quando descobrimos, fomos conquistando carro e casa, ele direcionou [as nossas vidas]”, detalhou ao lado da esposa Daiane Rezende, de 40 anos, e o filho Gabriel Rezende de Freitas, de 13 anos. 

Márcio Ferreira ao lado da esposa e filha de 1 ano e 4 meses (Foto: Marcos Ermínio / Jornal Midiamax)
Paulo Goes de Freitas ao lado da esposa e filho (Foto: Marcos Ermínio / Jornal Midiamax)

Em outra churrascaria no centro da Capital, na rua doutor Antônio Alves Arantes, o simbolismo da data ganhou um peso duplo em 2020, quando o público Márcio Ferreira, de 35 anos, descobriu que ir ser pai pela primeira vez. “Há dois anos atrás eu descobri que ia ser pai, no dia dos pais. Além da responsabilidade e aquele velho clichê, não tem como explicar e definir o que e ser pai. É uma das maiores felicidades que a vida pode proporcionar”, disse ele.

Ele aguardava uma mesa na churrascaria, junto com a sua esposa e Jornalista Adeline bacelar, de 32 anos, e a sua filha de 1 ano e 4 meses.

Experiência de pai e avô para as próximas gerações

No outro extremo da área de espera – sentado à mesa com uma das suas filhas e genro – a experiência de vida e emanavam através de um olhar sereno, protegidos do sol através de uma boina.

“A melhor coisa que existe no mundo foi minha filha, uma benção de deus. A gente recebe uma responsabilidade muito grande de educar e formar. As duas são formadas e tenho um genro maravilhoso”, disse o aposentado Wilson Manoel Pereira, de 69 anos.  

pais
Wilson manoel Pereira e a filha (Foto: Marcos Ermínio / Jornal Midiamax)

Pai e avô, Wilson vivenciou uma época muito diferente dos dias atuais, mas carrega consigo princípios que pretender passar para as próximas gerações. “Que os pais de hoje em dia sejam exemplos para o seus filhos, para poder educá-los. Que sigam o caminho da verdade e da fé, e que saibam a hora de educar e com firmeza. Não adianta falar para o filho não fazer algo, e o pai fazer”, detalhou ele que comemorou o seu primeiro dia dos pais há 28 anos.

Conduta essa, que foi confirmada pela sua filha e publicitária Aline Pereira, de 40 anos. “Sempre foi presente, sempre ajudou a gente em tudo o que a gente quis fazer nada vida”, disse ela.