Moradores do Jardim Noroeste, em Campo Grande, reclamam de longas filas e poucos testes covid-19 disponibilizados na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) da região. Mesmo amanhecendo no posto, pacientes relatam, nesta quarta-feira (26), que há três dias nem mesmo a senha para a coleta conseguem, devido ao grande número de pessoas.

Sem querer se identificar, uma idosa conta que ela e a filha estão com sintomas e desde segunda-feira (24) procuram a unidade, a mais próxima da residência, mas sequer conseguem senha.

“Eu cheguei bem cedo, começaram a distribuir as senhas 7h30, de tanta gente esperando, nem perto eu consegui a senha. Esperamos debaixo do sol, mal e precisando fazer o teste. Precisamos do resultado, ela trabalha e precisa do atestado”, disse.

Outro paciente disse que desistiu de esperar. “Tem mulher, criança e idoso debaixo do sol. Tem uma tenda na entrada do posto, mas a fila é demais”, disse.

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que a unidade realiza coleta de RT-PCR no período da manhã e, para que as coletas sejam feitas é necessário que o paciente chegue ao local até um determinado horário, uma vez que o veículo que leva as amostras para o laboratório passa nas unidades para recolher o material no final da manhã. Desta forma, é necessária a distribuição de senhas, que normalmente varia entre 30 e 35 pela manhã, para que o serviço seja feito dentro do prazo estipulado.

“O que se observa é que devido à intensa demanda registrada nas últimas semanas, os pacientes que buscam esse tipo de teste têm chegado nas unidades muito antes do horário de abertura delas. A Sesau orienta que os exames só sejam realizados em pacientes sintomáticos respiratórios ou casos de contato intradomiciliar, com paciente com diagnóstico de Covid-19”, comunica a nota.

Onde fazer o teste?

Lagoa  

USF Batistão  

USF Coophavilla  

Segredo  

UBS Cel Antonino  

USF São Francisco  

C.F Nova Lima

USF Azaleia

USF Benedito (somente vacinação)

Anhanduizinho  

UBS Dona Neta

USF Los Angeles

USF Parque do Sol

UBS Jockey Clube

Bandeira  

USF Moreninha

UBS Universitário

Prosa  

USF Noroeste

USF Nova Bahia

Imbirussu 

UBS Silvia Regina

USF Aero Itália

USF Albino Coimbra

USF Serradinho