As celebrações de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em , deverão ser realizadas na véspera, dia 30 de abril, conforme anunciaram as entidades sindicais como CUT (Central Única dos Trabalhadores) e (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).

A decisão de não realizar os atos na data tradicional deve, pelo menos, diminuir a possibilidade de eventuais conflitos, já que, para o dia 1º de maio, há convocação para uma grande motociata e demais manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo anunciado das de deputados bolsonaristas de MS, como (PL) e Capitão Contar (PRTB), haverá manifestações tanto na Praça do Rádio, no Centro, quanto uma motociata pela Avenida Afonso Pena. A motociata, a propósito, tornou-se um dos principais instrumentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) para mobilizar os apoiadores de seu governo.

Já a oposição, pelo menos em Campo Grande, antecipou o tradicional ato do 1º de maio para o dia 30 de abril. Segundo o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, será realizada uma carreata pelo centro de Campo Grande. Ele nega que a antecipação tenha relação com os atos bolsonaristas do dia seguinte.

“Nós estamos no meio de uma camapanha nacional de valorização da educação pública e ela termina no sábado (30). Por isso vamos aproveitar o fim da campanha e já realizar o ato do Dia do Trabalhador”, explica. Junto da Fetems estará outras forças sindicais como a CUT.

Época das “vacas gordas”

O momento atual é bem diferente do vivenciado em 2016, quando a Força Sindical, que não está entre as instituições do ato no dia 30 de abril nem 1º de maio em Campo Grande, chegou a sortear um carro HB20 e duas motos. O evento ainda foi marcado por vários shows na Praça do Rádio.

Em São Paulo, por outro lado, a tradição se mantém.  O evento unificado de 2022 vai reunir sete centrais sindicais: CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical, Pública e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). Os shows serão de Daniela Mercury, Dexter Oitavo Anjo, Leci Brandão, Francisco, el Hombre e DJ KL Jay, integrante do grupo de rap Racionais MC's.