Neste domingo (31), 76 militares do estão empenhados para combater incêndios em diferentes pontos do e em área de reserva ambiental de Coxim. O trabalho, que faz parte da Operação Pantanal 2022, também conta com equipe de prevenção dos focos.

Na região conhecida como Pantanal do Nabileque, brigadistas fazem monitoramento em área queimada para prevenir que o fogo volte e que novos focos se formem. Em e na região de Coxim, além de prevenção, militares e viaturas estão de prontidão para eventual combate.

Nas outras áreas do Pantanal bombeiros monitoram diversas plataformas para constatação de possíveis pontos de calor.

Fogo no Pantanal

O número de focos de incêndios no Pantanal em 2022 já supera o registro do ano passado. São 657 até 18 de julho deste ano, contra 635 até o mesmo período do ano passado. Em 2021, nesta mesma época já haviam sido registrados 2.339 focos de incêndio. A área queimada também supera em 31,8% o registro do ano passado.

O Corpo de Bombeiros espera que agosto e setembro sejam meses críticos em relação às queimadas. Isso devido a vários fatores, como o tempo seco, as altas temperaturas e a velocidade dos ventos que espalham mais rapidamente as chamas.

Quando as equipes da Operação Pantanal identificam um foco de calor, o órgão de proteção ambiental faz o acionamento telefônico do responsável pela fazenda, em muitos casos eles mesmos conseguem fazer o controle e extinção das chamas. Essa é uma maneira de motivar o fazendeiro a tomar as medidas iniciais de controle do incêndio e tentar não deixar que ele se alastre.