Nome social, tinta fluorescente, filiação afetiva e desenhos: conheça curiosidades da nova CNH

A nova CNH será lançada nesta quarta-feira (31) em Campo Grande
| 31/05/2022
- 10:57
Nome social, tinta fluorescente, filiação afetiva e desenhos: conheça curiosidades da nova CNH
Espaço com desenos de carros na nova CNH (Foto: Divulgação/Contran)

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será lançada nesta quarta-feira (31) em Campo Grande e o novo modelo traz uma série de mudanças, muitas delas curiosas, que a população em geral não tem familiaridade.

O novo documento contará, por exemplo, com uma tinta fluorescente e inten vistos apenas com luz ultravioleta, além da possibilidade de do habilitado inserir nome social e filiação afetiva. Mas afinal, o quer dizer essas mudanças? Vamos saber.

Tinta fluorescente

A nova CNH agora terá uma tinta fluorescente que brilha no escuro, na respectiva impressão. Ela também ganha itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um holograma na parte inferior do documento.

Nome social

Será possível, a partir deste novo modelo, inserir o nome social do habilitado. O nome social se refere ao nome próprio pelo qual pessoas transgênero, transexuais e travestis geralmente desejam ser chamadas, em contraste com o nome oficialmente registrado ao nascimento, que muitas vezes não reflete sua identidade de gênero, embora pessoas cisgênero também possam ter nome socia

Filiação afetiva

Também será possível inserir a filiação afetiva no documento, que é o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou biológica da ou adolescente

Desenhos na nova CNH

Na seção inferior da nova CNH entra em cena um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria - as categorias para as quais cada motorista está habilitado são marcadas nesse quadro.

Veja também

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena que pode pagar R$ 80 milhões no próximo...

Últimas notícias