A falta de sinalização pelas ruas do bairro Vila Almeida é o principal motivo de dor de cabeça no trânsito dos moradores da região. Para a empresária Gabrielle Barros, de 32 anos, as vias precisam de mais placas de “PARE” para ajudar na orientação dos motoristas e evitar acidentes. “Não dá para saber quem tem que parar e o pessoal toca direto”, afirma.

Gabrielle é proprietária de um pet shop que fica rua Arisoli Ribeiro que, em alguns pontos da via, possui canaletas para escoar a água. A empresária diz que, devido ao asfalto desnivelado, é comum ouvir o som da lataria dos automóveis riscando no asfalto quando passam por esse trecho. Na pavimentação, é possível ver marcas deixadas pelos carros.

A técnica de Paula Gabrielly Lopes conta que também percebe o desnivelamento do asfalto nesses trechos. “Quando passa até dá um baque no carro ou na moto, tem que dar uma freadinha”, ela diz.

Carros arranham o asfalto quando passam pelo trecho do bairro Vila Almeida. (Foto: Henrique Arakaki/ Midiamax)

O maior fluxo no trânsito na região é entre o começo da manhã e final da noite, de quinta e domingo. Ela indicou a esquina da rua Ministro José Linhares com a rua Yokoama, ao lado da UPA da Vila Almeida, onde teve um acidente há menos de 15 dias e ainda continham as marcas da colisão entre o carro e uma moto. “Não tem semáforo e, às vezes, as pessoas não respeitam a placa PARE”, ela relembra.

Nos dias de chuva, Paula conta que a água acumula em alguns pontos da rua, o que reduz a velocidade no trânsito. “Tem que passar com cuidado para não estragar o motor e não espirrar água nos pedestres”, afirma.

O comerciante Valdir Souza, de 56 anos, endossa a opinião que falta um semáforo próximo à UPA, devido à recorrência de acidentes nessa parte do bairro. “Antes de ontem houve uma colisão entre dois carros”, recorda. Na opinião do empresário, que tem uma lanchonete em frente à unidade de saúde, o trânsito é complicado o dia inteiro. “Tem muita gente aqui por causa da UPA, então todos os horários são perigosos”, opina.

O Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de e, em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que “a sinalização já está incluída na programação do e Região. E a equipe da vai vistoriar as ruas da região e definir a melhor solução para a via”.

Acidentes antigos

Em março deste ano, o Midiamax noticiou que um homem de 27 anos foi socorrido em estado grave após colisão de carro e moto em frente à UPA Vila Almeida. Segundo o boletim de ocorrência, a  motocicleta bateu com a lateral esquerda do automóvel. Na ocasião, o motorista fugiu sem prestar socorro.