Pular para o conteúdo
Cotidiano

Multado pelo Ibama, dono de macacos apreendidos em MS tem guarda reconhecida pela justiça

Macacos foram apreendidos em maio de 2021 na propriedade do autor, em Cassilândia, junto de jabutis e papagaios
Arquivo -
Vicenti e os dois macacos
Vicenti e os dois macacos

A Justiça Federal em devolveu a guarda, de forma temporária, de dois macacos pregos, a “Catarina” e o “Chiquinho”, a Vicenti Volpati, de 78 anos, morador de Cassilândia, a 430 quilômetros de . Os animais haviam sido apreendidos em maio de 2021 junto de um periquito, um papagaio, uma pomba silvestre e 17 jabutis durante ação da Polícia Militar Ambiental, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na propriedade rural do autor.

Para conseguir a guarda dos macacos de volta, o advogado Carlos de Arnaldo Silva Neto alegou que os animais já estavam sob a posse do idoso há mais de 20 anos e que ele mantinha um laço afetivo com os bichos. “O contexto narrativo exposto na inicial é verossímil (alega-se que mantinha um dos animais há cerca de vinte anos). Ademais, há alguns elementos de prova que, em princípio, corroboram em parte suas alegações, a exemplo das fotografias que retratam as instalações em que os animais eram mantidos, aparentemente em condições razoáveis de higiene e oferta de alimentação, além de denotarem a relação de afeto entre o autor e os animais”, diz a decisão, da 1ª Vara Federal de Três Lagoas.

O juiz ainda argumenta que STJ (Superior Tribunal de Justiça) registra diversos precedentes jurisprudenciais reconhecendo o direito à manutenção de animais silvestres sob a guarda de particular após anos de convivência, sem indício de maus-tratos.

Os doi macacos ainda estão no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande, mas devem ser devolvidos em breve a Vicenti.

Apesar do pedido, a Justiça Federal não se manifestou sobre a multa de R$ 60.000,00 imposta a Vicenti. Alegando não ter competência sobre medidas tomada pelo Imasul, o juízo desmembrou a ação delegando a responsabilidade para justiça estadual em Cassilândia.

Operação em 2021

Equipe do Ibama e da PMA durante resgate dos animais em 2021 (Foto: Divulgação)

 

As equipes chegaram ao local por meio de denúncia encaminhada à ouvidoria do  Ibama. Lá, os policiais e fiscais se depararam com sete araras, um casal de macaco-prego, um periquito, um papagaio, uma pomba silvestre e 17 jabutis, todos vítimas de maus-tratos. Com exceção das araras, que estavam com as asas cortadas e soltas na chácara, as autoridades alegaram que todos os outros animais eram mantidos em ambientes fechados. 

O proprietário afirmou na ocasião que moradores da cidade entregavam a ele exemplares que chegavam machucados e ele cuidava. Porém, os policiais e fiscais não acreditaram na história e suspeitam que ele mantinha os animais comércio e, inclusive, aparentemente ele estava reproduzindo alguns deles, como os jabutis, dentre os quais vários eram filhotes. 

Toda a criação era exibida nas redes sociais. Mesmo se fosse verdade a afirmação do infrator, seria preciso autorização do órgão ambiental para receber, possuir, ou manipular qualquer animal silvestre. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 64 mil, por manter em cativeiro fauna silvestre sem autorização ambiental e responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de seis meses a um ano de detenção. 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí