Mato Grosso do Sul completa dois anos dos primeiros casos de Covid nesta semana e, ao longo desses anos, com a chegada da vacina, o cenário melhora a cada dia. Com a vacinação dos adultos, agora o foco das autoridades de Saúde é imunizar as crianças. Atualmente, mais de 144 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas em crianças de 5 a 11 anos e, das milhares de vacinas, nenhuma teve reação adversa fora do comum.

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), as crianças que foram vacinadas com doses da pediátrica e da não registraram nenhuma reação grave, além das mais comuns como dor de cabeça, dor no local da injeção e dores musculares.

O estado tem uma população de 301 mil crianças na faixa etária e 144 mil doses aplicadas, sendo 135 mil na primeira dose e 8,7 mil vacinadas com a segunda dose. Até agora, a cobertura vacinal é de 45% para a D1 e 2,9% para a D2.

Em Campo Grande, 42 mil doses já foram aplicadas: 38 mil destinadas à primeira dose e 3,6 mil para a dose reforço. Na Capital, é estimado uma população de 89 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos. No total, 42% já tomaram ao menos a primeira dose e 4,15% já estão totalmente imunizadas com a D2.