O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ativou 10 leitos de UTI Covid e mais 5 leitos clínicos em Dourados. De acordo com a SES, a expectativa é de que até o fim de janeiro mais 30 leitos de UTI e 40 leitos clínicos sejam reativados em Ponta Porã, Amambai e em Campo Grande, considerando o cenário atual de aumento no número de infecções por covid.
A distribuição dos 30 leitos de UTI Covid será feita de forma a ter 10 leitos de UTI em cada município: Ponta Porã, Amambai e Campo Grande.
No município de Campo Grande, a previsão é que sejam remanejados 10 leitos de UTI Covid já existentes e mais 40 leitos clínicos.
De acordo com o secretário estadual de saúde Geraldo Rezende, os novos leitos serão para suprir a necessidade de UTIs com alto índice de casos de covid "com o advento da pandemia, desde o início reforçamos o trabalho conjunto com todos os municípios, fazendo de tudo para que, de um lado, haja um recuo da doença e de outro, para que não faltem leitos para os sul-mato-grossenses vítimas da pandemia”.
Previna-se
Com o agravamento do cenário de infecções por covid, a SES reforça a importância das medidas de biossegurança e recomenda o uso de máscara, higienização das mãos, evitar aglomerações e manter o distanciamento social.