Morre morador de MS que se declarava irmão do ex-presidente Lula

Apesar de afirmação da família, parentesco não foi reconhecido por Lula

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
damião irmão lula
Damião faleceu vítima de AVC. (Foto: Arquivo Pessoal)

Morreu na noite de quarta-feira (14), vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Damião Inácio da Silva, em Ponta Porã, a 298 quilômetros de Campo Grande. O morador de Mato Grosso do Sul ficou conhecido em 2004, quando o então presidente Lula visitou o Assentamento Itamarati. Na época, a família de Damião apresentou documentação que comprovaria que Damião é um dos irmãos do petista.

Filho de Damião, Adauto Inácio, comunicou o falecimento do pai, que partiu aos 85 anos. O velório acontece na Funerária da Pax do município, a partir das 9h, desta quinta-feira (14). “Ele [pai] é irmão por parte de pai [de Lula]”, explica.

Na época da visita de Lula a Mato Grosso do Sul, a família sul-mato-grossense entregou para Lula uma série de documentos que comprovariam o parentesco, Damião seria filho do primeiro casamento do pai de Lula.

Outro filho de Damião, Alberto Inácio da Silva concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de Campo Grande, em 2020, pela chapa do PT, entretanto, não foi eleito.

Irmãos de Lula

Embora os traços físicos semelhantes e o sobrenome, o idoso não era reconhecido como irmão de Lula, com base na reportagem da revista Isto é Gente.

Eram declarados oficialmente 10 irmãos por parte de pai, conhecidos como Beto (pastor), Jackson (mestre-de-obra), Maria (dona de casa), Germano (taxista e detetive), Rubens (falecido), Ledinava (dona de casa), Guilhermina (doméstica), Odair (pintor), Marina (doméstica) e João (balconista de padaria).

Conteúdos relacionados