Missa dos Santos Óleos reúne sacerdotes para renovação da fé em paróquia de Campo Grande

| 14/04/2022
- 10:39
Missa dos Santos Óleos reúne sacerdotes para renovação da fé em paróquia de Campo Grande
(Foto: Stephanie Dias)

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) a Missa dos Santos Óleos, na Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, com sacerdotes do clero local para a tradicional cerimônia de benção de óleo e renovação da fé. A celebração consagra o crismas para as promessas sacerdotais. O ato litúrgico antecede a Sexta-Feira Santa.

O coordenador paroquial Merson Branco explica que neste ano a igreja tem expectativa de reunir mais fiéis, pois, durante os dois anos de pandemia, precisaram se adequar ao cenário e garantir a segurança dos católicos, realizando missas online.

Coordenador da Paróquia, Missas da Semana Santa
Coordenador paroquial, Merson Branco. (Foto: Stephanie Dias)

“Mesmo com a pandemia, vivenciamos a fé em comunidade. Não foi fácil, mas conseguimos. Estamos vendo a volta das pessoas que não estavam vindo presencialmente, mas que se mantiveram firmes voltados para fé. É importante celebrar em comunidade, juntos como irmãos, orar e servir nos ajuda”.

Ainda hoje acontece a Missa Lava-Pés, rito que ocorre no gesto que assemelha quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos. A paróquia organizou estrutura para os fiéis, com telões e cadeiras no lado de fora da matriz. A celebração está marcada para começar às 19h.

A aposentada Maria Ramona, de 60 anos, é de família tradicional católica e cresceu com as crenças e ritos. Ela é uma das fiéis que retorna para o presencial. “Esse afastamento foi difícil, mas sempre mantive na fé, seguindo as tradições. Antes da tradição vem a fé, que ajuda a movimentar a tradição”.

Voluntária da paróquia, a Scharina de Oliveira, de 41 anos, espera mais pessoas para a união neste ano, já que presenciou de perto as mudanças causadas pelas restrições. Ela explica que em 2020, no início da pandemia e agravo de casos, tudo precisou se adequar para o online. “É um momento de renovação de fé. No ano passado foi melhor, teve espaçamento nas missas. Esse ano espero que volte e espero conhecer os ritos da igreja”.

Programação de Missas

Os católicos amanheceram na igreja no último domingo (10), para a liturgia do Domingo de Ramos, em Campo Grande. Desde as 5h30 da manhã, muitos compareceram nas paróquias e seguiram à risca a procissão e a missa, sendo esta a abertura oficial dos eventos de Semana Santa, com 7 dias de para os fiéis.

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na sexta-feira Santa (15), às 15h, será o início da Celebração da Paixão do Senhor. No sábado (16), teremos a Vigília Pascal, às 19h. Já no domingo de Páscoa (17), será o dia de missas das 6h30 até as 19h.

Paróquia São João Bosco

Na Sexta-feira Santa (15), a vigília ocorrerá das 7h às 12h. Após 3 horas, será o início da Novena da Divina Misericórdia e encenação da paixão e morte de Jesus. No Sábado Santo (16), a vigília pascal começa às 19h. No domingo (17), as missas iniciam às 8h e terminam às 19h.

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Na quinta-feira Santa (14), ocorrerá a Santa Missa da Ceia do Senhor, às 19h, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 21h às 23h. Na sexta, ocorrerá também a Adoração ao Santíssimo Sacramento, porém, das 7h às 15h.

Em seguida, será o momento da Celebração da Paixão do Senhor às 15h, com a veneração do Cristo morto às 16h30 e a Via Sacra Processional e Canto do Perdão, às 19h. No Sábado Santo terá a Santa Missa da Vigília da Páscoa na Ressurreição do Senhor, às 19h.

Por último, no domingo de Páscoa ocorrerá a Santa Missa das 7h, 10h, 16h, 18h e 20h, com bênção apostólica, às 10h, e Cantata de Páscoa, às 19h.

Veja também

Inflação, também calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra elevação da inflação no acumulado do ano e pequeno recuo no período de 12 meses

Últimas notícias