Mesmo com 80 mil doses contra gripe, 1º dia de vacinação atrai poucas pessoas nos postos de Campo Grande

Campanha iniciou nesta segunda-feira (4) com grupo restrito e baixa procura nos postos de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

Campo Grande iniciou a primeira campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (4). Com 80 mil doses disponíveis, que chegaram no último sábado (2), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) fez a logística para os postos de saúde, porém poucos idosos buscaram atendimento. 

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tiradentes, região leste da cidade, conforme apurou o Jornal Midiamax, a procura foi bem baixa. Sebastião Alves Domingues, de 62 anos, disse que já estava na expectativa para tomar a dose e então foi ao local, nesta manhã (4). 

Idoso diz que se preocupa com a saúde e nunca teve reação com vacinas. Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

“Estava na expectativa e fui logo porque me preocupo com a saúde, fiz o check up e decidi tomar logo. No caso da covid, eu nunca tive e tomei as quatro doses. Até agora me preocupo muito. Tem gente que fala que é contra, mas eu tomei e nunca deu reação. A vacina que tiver eu vou tomar”, disse Sebastião. 

Raul Matos, de 87 anos, fala que anda com bastante dificuldade e possui baixa visão, mas foi sozinho tomar a dose e disse que “nunca mais teve gripe”. “Se acontece de vir, é bem fraquinha. E aí eu tomo um remédio simples, um paracetamol e pronto. Os efeitos da vacina são benéficos e eu acredito nisso”, argumentou. 

Raul, aos 87 anos, fala que os efeitos da vacina são benéficos. Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou não só em Campo Grande, mas em todo o país nesta segunda (4). A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas em todo o Brasil até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina da gripe trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Ela será divida em etapas e, nesta primeira etapa, tanto o público de trabalhadores da saúde quanto o de idosos será escalonado por faixas etárias. Em Campo Grande, neste segunda (4), serão vacinados contra a gripe idosos com 85 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 55 anos ou mais. Para esse perfil, há necessidade de comprovação de vínculo com a instituição para qual presta serviço.

O horário de vacinação será das 7h30 às 11h00 na parte da manhã e das 13h00 às 16h45 na parte da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-9955 e (67) 2020-2170.

Conteúdos relacionados

sol