Mesmo com 80 mil doses contra gripe, 1º dia de vacinação atrai poucas pessoas nos postos de Campo Grande

Campanha iniciou nesta segunda-feira (4) com grupo restrito e baixa procura nos postos de saúde
| 04/04/2022
- 11:31
Mesmo com 80 mil doses contra gripe, 1º dia de vacinação atrai poucas pessoas nos postos de Campo Grande
Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

Campo Grande iniciou a primeira campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (4). Com 80 mil doses disponíveis, que chegaram no último sábado (2), a (Secretaria Municipal de Saúde) fez a logística para os postos de saúde, porém poucos idosos buscaram atendimento. 

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tiradentes, região leste da cidade, conforme apurou o Jornal Midiamax, a procura foi bem baixa. Sebastião Alves Domingues, de 62 anos, disse que já estava na expectativa para tomar a dose e então foi ao local, nesta manhã (4). 

WhatsApp Image 2022 04 04 at 10.41.30 - Mesmo com 80 mil doses contra gripe, 1º dia de vacinação atrai poucas pessoas nos postos de Campo Grande
Idoso diz que se preocupa com a saúde e nunca teve reação com vacinas. Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

“Estava na expectativa e fui logo porque me preocupo com a saúde, fiz o check up e decidi tomar logo. No caso da covid, eu nunca tive e tomei as quatro doses. Até agora me preocupo muito. Tem gente que fala que é contra, mas eu tomei e nunca deu reação. A vacina que tiver eu vou tomar”, disse Sebastião. 

Raul Matos, de 87 anos, fala que anda com bastante dificuldade e possui baixa visão, mas foi sozinho tomar a dose e disse que “nunca mais teve gripe”. “Se acontece de vir, é bem fraquinha. E aí eu tomo um remédio simples, um paracetamol e pronto. Os efeitos da vacina são benéficos e eu acredito nisso”, argumentou. 

WhatsApp Image 2022 04 04 at 10.41.31 - Mesmo com 80 mil doses contra gripe, 1º dia de vacinação atrai poucas pessoas nos postos de Campo Grande
Raul, aos 87 anos, fala que os efeitos da vacina são benéficos. Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax

Campanha Nacional

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou não só em Campo Grande, mas em todo o nesta segunda (4). A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas em todo o Brasil até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina da gripe trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).

Ela será divida em etapas e, nesta primeira etapa, tanto o público de trabalhadores da saúde quanto o de idosos será escalonado por faixas etárias. Em Campo Grande, neste segunda (4), serão vacinados contra a gripe idosos com 85 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 55 anos ou mais. Para esse perfil, há necessidade de comprovação de vínculo com a instituição para qual presta serviço.

O horário de vacinação será das 7h30 às 11h00 na parte da manhã e das 13h00 às 16h45 na parte da tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-9955 e (67) 2020-2170.

Veja também

Indígenas relatam tensão para seguir tradição de sepultamento

Últimas notícias