Mês de abril encerra com menor índice de chuvas do ano em Campo Grande

Comparado aos quatro primeiros meses do ano, mês registrou déficit de 24%

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Chuva alerta inmet frente fria
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax).

O mês de abril fechou com acumulado de chuvas na normalidade em Campo Grande, conforme o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), divulgado nesta terça-feira (3). Quando comparado aos meses anteriores do ano, o período foi o menos chuvoso, tendo déficit de 24% negativo, com precipitação -150 mm.

O maior volume de chuva registrado foi de 33,8 mm, na manhã do dia 13. Foram oito dias com registro de precipitação acima ou igual a 1 mm. A precipitação acumulada na pontuada na estação automática do instituto no mês foi de 90,0 mm, valor dentro da normalidade com referência da Normal Climatológica (1981-2010), de 89,4 mm.

Já o calor teve média de 30,3°C, ligeiramente acima do normal, que é de 30,1°C. A maior temperatura do mês foi de 33,1°C, registrada na tarde do dia 6. As temperaturas mínimas, de 21,8 °C, ficou significativamente mais elevada em relação à referência climatológica, que é de 19,4°C. A temperatura mínima de abril foi de 17,4°C, ocorrida no dia primeiro, a qual reponde pela menor temperatura do ano até o momento.

Chuvas de abril em Campo Grande
Precipitação de chuva na Capital. (Foto: Reprodução/Inmet)

A menor amplitude térmica diária — diferença entre a temperatura máxima e a mínima em um dia — foi de 4,7°C, no dia 13. A maior amplitude ocorreu no dia 19, com registro de variação de temperatura intradiurna de 10,8°C.

Em relação aos ventos, a maior rajada foi de 15,1 m/s (54 km/h), ocorrida na manhã do dia 23.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal