Foi realizada na manhã desta terça-feira (31), na esquina da Rua 25 de Dezembro com Avenida Afonso Pena, centro de , a ação que marcou o encerramento da campanha Maio Amarelo, de conscientização e prevenção a mortes no .

Segundo as autoridades presentes, a velocidade continua sendo o maior problema no trânsito de Campo Grande, principalmente quando associada ao consumo de bebida alcoólica, que é apontado como o segundo maior problema na Capital.

“Campo Grande é uma cidade planejada, com vias largas, plana, pouco trânsito, isso, de alguma forma, incentiva algumas pessoas a correrem mais. É por isso que vemos muitas vezes carros capotando sozinhos”, observa Janine de Lima Bruno, diretor-presidente da Agentran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), que ainda alertou para outros problemas crônicos como falta de habilitação e uso do celular enquanto se dirige.

Janine aponta velocidade como maior problema no trânsito de Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara)

Essa percepção é confirmada pela gerente de educação no trânsito da Agetran, Ivanise Rotta. Para ela, a velocidade tem sido o maior desafio das autoridades de trânsito em Campo Grande. “Por isso a importância do Maio Amarelo, da educação, porque só educando vamos conseguir mudar o comportamento das pessoas no trânsito. A e punição são muito importantes, mas nunca podemos esquecer da educação e prevenção”, enfatiza.

Até o momento, segundo o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), foram registradas 35 mortes no trânsito de Campo Grande em 2022. O presidente do GGIT, tenente-coronel Elcio Almeida do Bptran (Batalhão de Trânsito da ), diz que os principais horários de acidente são os de pico. “De manhã, entre 6h e 7h, na hora do almoço em número menor e no fim de tarde entre 18h e 20h são os horários que registramos mais acidentem aqui em Campo Grande”.

Caneta distribuída durante encerramento da Campanha Maio Amarelo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Ao todo 2.711 pessoas participaram das ações do Maio Amarelo em Campo Grande. Estavam presentes do encerramento representantes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Samu, Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), motoristas de aplicativo, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Agentes de trânsito vão continuar no local entregando copos, canetas e fitas em alusão à campanha Maio Amarelo.