Lixo na rua, água de piscina e outros: saiba como denunciar 'vizinhos folgados’ em Campo Grande

Denúncia é forma simples para encerrar problema e evitar discussões
| 28/04/2022
- 18:09
vizinhos folgados
Vizinhos reclamam de atitudes de moradora - (Foto: Reprodução/Midiamax)

Desentendimentos entre vizinhos é comum em qualquer região do Brasil e, claramente, Campo Grande está inserida nessa lista. Os motivos variam e vão desde barulhos a descarte de resíduos. Embora fácil de denúncias, por falta de conhecimento, muitos acabam iniciando discussões que podem ganhar tons acalorados.

É o que ocorre com moradores do Jardim Itamaracá, que vêm se envolvendo em discussões diárias com uma da Rua Edson Quintino Mendes. Conforme relatos, a mulher descarta a água de sua piscina na rua, formando poças de barro, que estariam culminando no surgimento de mosquitos Aedes Aegypti – transmissor da dengue.

Um dos moradores relata já ter tentado conversar com a proprietário da piscina, mas sem sucesso. Eles afirmam que são confrontados ao tentarem iniciar o diálogo. Casos como o ocorrido no Jardim Itamaracá são comuns e muitos acabam não os resolvendo, pois não sabem a que órgão recorrer. Guarda Metropolitana? Polícia? Prefeitura?

A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), responsável por assuntos do tipo, que explicou as formas da população evitar discussões e fiscalizar atitudes de moradores próximos.

Em casos como o citado acima, o morador deve formar denúncias via central de atendimento, ligando para o número 156. As denúncias podem ser protocoladas de forma anônima. Esse protocolo é então encaminhado para a da Semadur para a realização de vistoria in loco.

Caso constatado a irregularidade, o responsável pelo imóvel será notificado para que seja sanada tal irregularidade, sendo fornecido um prazo para tal. Transcorrido o prazo será realizada uma nova fiscalização no local. As denúncias também podem ser realizadas pelo aplicativo Fala Campo Grande.

Veja também

Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio de grandes proporções em vegetação de um...

Últimas notícias