O PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso do Sul deve ter dois anos seguidos de muito crescimento. Levantamento realizado pela Tendência Consultoria e publicado pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira (11) mostra que o percentual estimado chega a 4,6% neste ano e a 2,3% no ano que vem.

O percentual de aumento estimado para 2022 é o segundo maior do país, perdendo apenas para o Mato Grosso, o que mostra o forte impacto do agronegócio na soma total de riqueza dos estados. Já para 2023, o levantamento estima que o PIB de MS tenha crescimento de 2,3%, sendo o maior do país.

“Uma taxa de 4,6% é excepcional em termos de crescimento, podendo ter reflexos extremamente positivos na economia sul-mato-grossense. O PIB é o somatório de todas as riquezas geradas e quando falamos disso, tratamos de crescimento econômico, de novas oportunidades de e novas atividades econômicas. É um indicador comparável entre países e estados”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar).

Há impacto também da expansão em outras atividades econômicas do Estado que contribuem para a elevação do PIB, como o crescimento do plantio de eucalipto e a industrialização dessa madeira, com a atração de novos empreendimentos do setor, como a fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, já em construção, e os investimentos anunciados pela Arauco, em Inocência.

Em relação à produção de de Mato Grosso do Sul a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS) estima que a safra 2022/23 de milho some 9,34 milhões de toneladas, com 1,992 milhão de hectares de área plantada, 78,13 sacas/hectare de produtividade.