Jardim Noroeste ganha Cras e novas áreas para cultura, esporte e lazer

Nova estrutura visa a melhoria da qualidade de vida para 15 mil habitantes no Jardim Noroeste
| 02/04/2022
- 18:37
Jardim Noroeste
A prefeita Adriane Lopes no discurso de entrega da obra no Jardim Noroeste. Foto: Ascom PMCG

Um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e uma praça de cultura, esporte e . Esse conjunto de obras foi entregue pela Prefeitura de Campo Grande à população do bairro Jardim Noroeste na última sexta-feira (1º). O Cras visa ao atendimento de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e a “Praça” vai para toda a população do bairro, que é de cerca de 15 mil habitantes.

Na Praça de Cultura, Esporte e Lazer, a comunidade terá à disposição pista de caminhada, aparelhos para exercícios físicos, estrutura onde terão acesso a atividades culturais e oportunidade de praticar esporte. A estrutura começou a ser construída em 2012, mas a obra foi interrompida, quando a empreiteira que ganhou a primeira licitação pediu rescisão do contrato. Foi preciso fazer adequações no projeto, ajustar as planilhas, abrir nova concorrência, além da necessidade de viabilizar recursos, já que o convênio firmado com o Governo Federal, em 2012, foi encerrado.

A estrutura, de quase 1.900 metros quadrados de área construída, ocupa um terreno de 7 mil metros. Há uma quadra para prática de vôlei de areia e beach tênis, pista de skate, quadra coberta poliesportiva, anfiteatro e sala de projeções com 195 lugares, biblioteca, estacionamento para 20 veículos, academia ao ar livre e playground. A Fundação Municipal de Esportes vai destacar educadores físicos para atuar na Praça, que leva o nome de “Luiz Carlos Saldanha Rodrigues”, com orientação de ginástica para gestantes e laboral. A Secretaria Municipal de Cultura e vai oferecer cursos de teatro, dança e música no local.

Adriane Lopes, recém-empossada prefeita de Campo Grande, destacou o empenho da equipe da administração municipal em apresentar resultados em prol da garantia da qualidade de vida da população. “A entrega dessa estrutura é o resultado do trabalho em conjunto e do empenho da equipe de servidores da nossa administração, que tem um olhar humanizado para o coletivo, mas principalmente para a área da Assistência Social. Essa unidade é uma das maiores do município e esse Cras vai atender uma das regiões mais populosas da cidade, que conta com pelo menos 20 mil famílias que terão diversos serviços à disposição a partir desse complexo”, detalhou a prefeita.

Cras do Jardim Noroeste será o maior do município

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Hércules Mandetta será a maior unidade de Proteção Social Básica da Rede de Assistência Social do município. Foi planejada para levar mais atividades às mais de cinco mil famílias da região. Na unidade, essas famílias, que no momento são atendidas pelo Centro de Convivência do bairro, terão acesso ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, jovens e idosos e ao Paif (Serviço de Atenção Integral à Família), que oferece ações socioassistenciais, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com duas salas multifuncionais amplas, refeitório, seis banheiros adaptados e um pátio integrado às salas, o Cras foi projetado para fortalecer a integração com a comunidade por meio de atividades socioeducativas, esportivas e culturais. As atividades terão como foco as crianças e idosos usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e serão desenvolvidas na unidade em parceria com a Funesp (Fundação Municipal de Esporte) e Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são a porta de entrada da Assistência Social e responsáveis em promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Nas unidades, a população tem acesso aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

As equipes que atuam nos Cras também organizam e apoiam ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, intermediando a solução de problemas da região. Nesses espaços, os usuários também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Veja também

Decisão determina multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento

Últimas notícias