Já separou os casacos? Chuvas e ventos antecedem chegada da frente fria em MS com mínima de 13°C

Embora o alerta, intensidade da nova frente fria será mais amena que a anterior
| 30/05/2022
- 12:10
chuva em CG
(Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

A partir desta segunda-feira (30), a passagem da frente fria já começa a influenciar as temperaturas de Mato Grosso do Sul, principalmente na região sul e sudoeste do Estado. Os avisos de chuva e intensos antecedem a chegada da passagem da frente fria com mínima de 13°C.

Segundo o meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Mato Grosso do Sul registra um contraste de massas de ar, pois, enquanto ventos quentes vêm do Mato Grosso, em outro extremo vêm massas de ar frio do estado vizinho, o Paraná.

“Mato Grosso do Sul está no meio dos dois, mas está no limite da média de ventos. Em Campo Grande, por exemplo, o aviso é de ventos intensos de 40 a 60 km/h, agora no início da tarde o registro é de 42 km/h. Esses ventos mais intensos têm relação com a passagem da frente fria, mas não são ventos fortes, ainda estão dentro dos parâmetros”, disse.

O Instituto emitiu alerta de chuva em 60 municípios do Estado, justamente vindo da região sul e sudoeste do Brasil. A indica tempestade de grau de severidade perigoso, com ventos de até 100 km/h e de chuva acompanhada de granizo. Inclusive, enquanto a região norte do Estado tem aviso de baixa umidade do ar, o sul e sudoeste têm previsão de chuvas intensas.

Inmet - chuva e vento
Enquanto região norte do Estado tem alerta de baixa umidade do ar, na região sul há aviso de chuva. (Foto: Inmet)

As chuvas devem anteceder a queda nos termômetros, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Conforme a previsão semanal, até terça-feira (31), é esperado contraentes na temperatura máxima, pois uma parte do Estado deve registrar máximas de 30°C a 33°C, como em Paranaíba, enquanto a região sudoeste tem máximas de 16°C a 18°C, como em Porto Murtinho. Para estes dias é esperada a variação mínima de 13°C no sudeste e sudoeste e 20°C nas regiões pantaneiras, leste e norte.

Mas é a partir de quarta-feira (1º), início do mês de junho, que a frente fria avança pelo MS, aliada ao transporte de umidade vindo da Amazônia, o que influencia nas condições de tempo com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades acompanhadas de raios, principalmente na região sul.

Embora o alarde, esta passagem será mais amena que a última registrada no Estado, onde alguns municípios tiveram geada de 3°C, com recorde de temperaturas mais baixas do ano. A mínima vai variar de 13°C a 20°C.

Chuva + frente fria

Com a passagem da frente fria, há probabilidade de chuvas com acumulados de até 50 mm previstos para a região do extremo sul do Mato Grosso do Sul, entre hoje e 7 de junho.

Veja também

Vencimento da primeira parcela e da cota única ocorrerá no dia 15 de julho

Últimas notícias