A primeira parcela do 13° para aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta segunda-feira (25). O pagamento foi antecipado pelo e a data do depósito varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como o número final do benefício, não considerando o último dígito. 

A partir de hoje até o dia 6 de maio, os pagamentos estão sendo feitos e devem movimentar cerca de R$ 30,5 milhões entre os beneficiados, ainda de acordo com o governo. Nesta segunda, por exemplo, o depósito é para quem recebe até um salário mínimo e possui final 1 no benefício, o que equivale a cerca de 60% deste público.

Qual o valor?

1ª parcela do 13º do INSS é paga sem descontos, ou seja, é exatamente metade do valor do benefício mensal. Já a segunda parcela contém descontos do Imposto de Renda, no caso de quem deve pagar. Quem se aposentou depois, ganha a gratificação de forma proporcional.

Como consultar benefícios do INSS

Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do :

  • telefone
  • site
  • aplicativo

Por telefone

O 13º salário poderá ser consultado por meio do telefone, pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.

Antecipação

Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil. Segundo o Governo Federal, a medida vai injetar cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.

Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria somente nas competências de agosto e novembro. O Governo Federal afirma que a medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.