Aposentados e pensionistas, que possuem o final 4 no cartão do benefício — não considerando o último dígito verificador — devem começar a receber a 1ª parcela do salário a partir desta quinta-feira (28), conforme adiantou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Para este grupo, a segunda parcela está prevista para o dia 30 de maio. 

Em Mato Grosso do Sul, de acordo com levantamento divulgado pelo , são 317.299 beneficiados e o valor total é de R$ 259.918.686,93. 

O decreto foi publicado no dia 23 de março, conforme portaria n° 1.002.

Após o 13°, tem algo mais?

Com o pagamento do 13º, muitos beneficiários se perguntam se haverá também o pagamento do 14º salário para beneficiários do INSS ainda em 2022. Pois é, a resposta ainda não é definitiva.

O 14º salário está em trâmite na Câmara Federal desde 2020 durante o período de pandemia da quando foi instituído por meio do Projeto de Lei (PL) 4367/20 que tem como autor o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-PR).

Apesar do projeto já estar em andamento, a possibilidade real dele ser aprovado e o benefício ser liberado é pouca, justamente porque o texto está em tramitação há muito tempo, desde 2020 no caso. Isso não impede, na prática, que ele seja aprovado, mas quanto mais tempo, mais complicado fica.

Calendário do 13º salário

13° para aposentados e pensionistas começou a ser pago nesta segunda-feira (25). O pagamento foi antecipado pelo Governo Federal e a data do depósito varia de acordo com o valor que o segurado recebe do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como o número final do benefício, não considerando o último dígito. 

Antecipação

Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil. Segundo o , a medida vai injetar cerca de R$ 56,7 bilhões na economia.

Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria somente nas competências de agosto e novembro. O Governo Federal afirma que a medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.

Qual o valor?

1ª parcela do 13º do INSS é paga sem descontos, ou seja, é exatamente metade do valor do benefício mensal. Já a segunda parcela contém descontos do Imposto de Renda, no caso de quem deve pagar. Quem se aposentou depois, ganha a gratificação de forma proporcional.

Como consultar benefícios do INSS

Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do INSS:

  • telefone
  • site
  • aplicativo

Por telefone

O 13º salário poderá ser consultado por meio do telefone, pelo número 135. No momento da ligação, o cidadão deverá confirmar algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informar sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.