As inscrições para os processos de reingresso e movimentação interna na graduação vão até a próxima segunda-feira, 14 de junho. Ao todo, são 931 vagas para o segundo semestre de 2022, distribuídas em todos os Câmpus. As vagas ofertadas para reingresso são destinadas, única e exclusivamente, aos estudantes inativos que foram excluídos por desistência, jubilação ou por solicitação própria e que desejam retornar aos estudos no mesmo curso em que se encontram em tal situação.

Já as vagas ofertadas para movimentação interna são destinadas, única e exclusivamente, aos estudantes da que por algum motivo desejam migrar de seu curso atual para algum outro e que ingressaram via Sisu, Vestibular, Passe ou vagas remanescentes no curso em que se encontram matriculados.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no portal inscricao.ufms.br.

A ocupação das vagas será primeiramente para os inscritos na modalidade de reingresso. Caso ainda haja vagas após esta primeira seleção, estas serão destinadas à movimentação interna.

As possibilidades para movimentação interna são: o pode mudar para um outro curso que tenha o mesmo nome do seu curso de origem; pode mudar para um outro curso de mesmo nome, mas de modalidade diferente (bacharelado ou licenciatura); pode mudar para um outro curso da mesma área de conhecimento do original, desde que o original esteja com o ingresso suspenso; ou ainda pode mudar para outro curso da mesma área de conhecimento.

Para o reingresso os interessados não podem ter matrícula regular ativa em nenhum outro curso de graduação na UFMS, nem ter ingressado no curso pretendido por meio de edital de reingresso. Para a movimentação interna é preciso estar matriculado ou com matrícula trancada em curso de graduação na e ter ingressado no curso de origem há pelo menos dois semestres, entre outros requisitos específicos.

O resultado preliminar está previsto para 22 de junho, o prazo para recursos entre 23 e 24 de junho e o resultado final e convocação para matrícula para 27 de junho. Os selecionados terão de 28 de junho a 1º de julho para se matricularem, para que iniciem as aulas no segundo semestre de 2022 em 1º de agosto.

Mais informações podem ser obtidas no edital no portal de Ingresso UFMS, onde serão publicadas as demais etapas da seleção.