O prazo para inscrições no concurso internacional de Redação de Cartas de 2022 se encerra no dia 18 de março. Sendo assim, estudantes e instituições de ensino interessados devem inscrever suas cartas até semana que vem.

O concurso é promovido anualmente pela UPU (União Postal Universal), com sede em Berna, na Suíça. No Brasil, o concurso é promovido pelos e ocorre em três fases: escolar, estadual e nacional. Já a quarta etapa, é internacional, e realizada pela UPU.

O tema da redação este ano é: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. 

Para realizar a inscrição, as escolas públicas e privadas devem selecionar duas cartas, entre as redações dos alunos, para representar a instituição na fase estadual. 

Em seguida, as melhores redações dos estados competem o prêmio nacional, em que apenas uma carta é escolhida para representar o Brasil na fase internacional.

O prêmio para a escola e os alunos vencedores é de até R$ 10,5 mil e R$ 10 mil, respectivamente. Além de outros valores para os ganhadores da fase estadual.

O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, com o incentivo da expressão da criatividade e aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

Para conferir todas as informações sobre o concurso, como ficha de inscrição e endereço para envio de documentos estão disponíveis no site:  https://www.correios.com.br/concursocartas.

Edições anteriores

O Brasil já conquistou 3 medalhas de ouro (1972/1988/2006), 2 medalhas de prata (1978/1980), 2 medalhas de bronze (1992/2015) e recebeu menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2021. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela (5 medalhas de ouro).

Em relação as menções honrosas ao Brasil, destaca-se a da estudante Luísa Tejo Salgado Catão, de 15 anos, vencedora da edição nacional de 2021, representando o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande, na Paraíba. Luísa foi condecorada na fase internacional do concurso, onde disputou com alunos de mais de 60 países.