As inscrições para mais de 500 vagas em 39 programas de pós-graduação (PPGs) oferecidos na Cidade Universitária e em quatro câmpus da (Universidade Federal de ) terminam na próxima segunda-feira, 23 de maio.

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico posgraduacao.ufms.br, no link inscrições. Ao todo, são 345 vagas para ampla concorrência e 81 para ações afirmativas. Para o programa Qualifica UFMS são 64 vagas, para o Qualifica IFMS são 36 e para o são sete.

O programa Qualifica tem como objetivo promover a qualificação dos servidores e apoiar a formação e potencialização do capital humano da UFMS e dos parceiros estratégicos, neste caso o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Requisitos

É necessário preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa no valor de R$ 120,00. O candidato deve também atentar para as exigências do programa de pós-graduação escolhido (disponíveis no edital abaixo) e indicar a modalidade de concorrência da vaga. Há vagas para ampla concorrência e ações afirmativas, além do programa Qualifica.

São exigidos obrigatoriamente: documento oficial de identidade para candidatos brasileiros ou passaporte, registro nacional migratório ou registro nacional de estrangeiro para candidatos de outras nacionalidades; ficha de pontuação do currículo Lattes e pré-projeto (se for exigido pelo PPG escolhido). “Todo o processo de inscrição é feito de forma on-line para facilitar a participação de candidatos de todo o país”, destaca a pró-reitora.

Áreas de atuação

Há vagas para os seguintes programas oferecidos na Cidade Universitária: administração, antropologia social, biologia animal, biologia vegetal, biotecnologia, ciência animal, ciência da computação, ciência dos materiais, ciências contábeis, ciências do movimento, ciências farmacêuticas, ciências veterinárias, computação aplicada, comunicação, direito, doenças infecciosas e parasitárias, ecologia e conservação, educação, educação matemática, eficiência energética e sustentabilidade, enfermagem, engenharia elétrica, ensino de ciências, estudos de linguagens, psicologia, química, recursos naturais, saúde da família, saúde e desenvolvimento na região Centro-Oeste e tecnologias ambientais.