Mato Grosso do Sul está sob 4 alertas de queda de temperatura e tempo seco

Umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12% neste domingo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
MS está sob quatro alertas do Inmet. (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para declínio de temperatura maior que 5ºC e baixa umidade do ar para Mato Grosso do Sul, com duração entre este domingo (04) e segunda-feira (05). A temperatura hoje em Campo Grande deve variar entre 16ºC a 26ºC.

Para o Estado, há dois avisos de perigo potencial (cor amarela) sobre queda de temperatura. Um encerra-se às 12h de hoje (que atinge o Leste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul) e o outro às 00h de amanhã (que atinge o leste do Estado). 

Há um terceiro aviso para declínio dos termômetros, de grau de perigo (cor laranja), que vai até às 23h de hoje e opera sobre o sudoeste de Mato Grosso do Sul, Leste de Mato Grosso do Sul e nos Pantanais Sul Mato-grossense. O alerta abrange 35 cidades do Estado.

Alerta de declínio de temperatura. (Fonte: Inmet)

O quarto aviso do Inmet é para o Leste de Mato Grosso do Sul (municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba), que tem grau de severidade de perigo (cor laranja), e alerta para a baixa umidade do ar entre 20% e 12%. O aviso vai até às 19h deste domingo. Há riscos potenciais de incêndios florestais, à saúde, de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. 

De acordo com o Inmet, as instruções para este cenário de baixa umidade relativa do ar são:

Beba bastante líquido;

Atividades físicas não são recomendadas;

Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Conteúdos relacionados

Marinete Pinheiro
unei