MS está sob dois alertas de tempestades com queda de granizo e ventos de até 100 km/h

| 12/04/2022
- 11:37
Alerta-inmet
(Foto: Reprodução/Inmet)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de temporal em quase todo Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (12). A previsão é de chuva forte, com queda de granizo e rajadas de vento de 30 a 100 km/h.

O primeiro alerta, de nível laranja que indica perigo, as chuvas devem ser mais severas. O volume de água pode variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h), e queda de granizo. Além do risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Alerta-inmet
(Foto: Reprodução/)

Neste o alerta é para as cidades: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

De nível amarelo, as chuvas serão mais amenas, mas ainda com ventos fortes e volume de até 50mm, nas cidades de: Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Água Clara, Alcinópolis, Brasilândia, Camapuã, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

Os ventos serão intensos, ventos intensos de 40-60 km/h, e queda de granizo. É baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, conforme o monitoamento.

Frente Fria

Mato Grosso do Sul deve ter frio que pode chegar a 9ºC no feriado da Sexta-feira Santa, indica previsão da meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Helena Turon Balbino.

De acordo com a meteorologista, o frio começa a chegar na região sul de MS já na quarta-feira (13) e as baixas temperaturas devem se espalhar pelas demais regiões. Na quinta-feira, por exemplo, o frio se intensifica especialmente no sudeste de MS, que estará até 7°C mais frio que o normal, bem como no norte e noroeste do Estado, em que a queda nas temperaturas será de 4°C.

Conforme Helena Turon, a chegada da frente fria deve provocar chuva, que pode acontecer na quinta-feira.

A previsão do ClimaTempo indica que, na sexta-feira (15) as mínimas previstas podem chegar a até 9ºC nos municípios de Sete Quedas e Ponta Porã, extremo sul e fronteira de MS, respectivamente.

Em Ponta Porã, quinta-feira (14) tem mínima de 14ºC e na sexta-feira (15) a mínima é de 9ºC. As temperaturas mínimas previstas também se estendem para os mesmos dias no município de Sete Quedas.

Já em Campo Grande, a mínima para quinta-feira (14) é de 17ºC e o feriado terá frio de 12ºC. Em Dourados, a quinta deve ser de mínimas de 15ºC e com termômetros marcando os 10ºC na sexta-feira.

No município de Bela Vista, a quinta-feira será de mínima de 15ºC e a sexta de 10ºC. O tempo em Bonito também esfria, com mínimas de 16ºC na quinta-feira e 11ºC na sexta. Em Jardim, quinta-feira fica em 17ºC e o feriado tem mínima prevista de 12ºC.

Em caso de alerta:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja também

Com medo de perder clientes, alguns motoristas devem manter o preço, mas admitem que estão no “limite” com alta nos combustíveis

Últimas notícias