Apesar das altas temperaturas na manhã deste sábado (19), os próximos dias devem ser chuvosos em Mato Grosso do Sul. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou  28 municípios do Estado sob o alerta amarelo para tempestade, que indica perigo potencial. 

Podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, queda de granizo e ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O alerta teve início na manhã deste sábado, às 09h50, e deve terminar às 11 horas de amanhã. 

Há baixo risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

O alerta abrange as regiões leste, centro-norte e sudoeste de Mato Grosso do Sul. As cidades que receberam o alerta são Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica , Bataguassu, Batayporã, Brasilândia,  Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Figueirão, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Selvíria, Taquarussu e Três Lagoas.

Vale ressaltar que parte de Mato Grosso do Sul continua sob alerta amarelo até às 19h de hoje para baixa umidade do ar, entre 30% e 20%.

Faixa do alerta para risco de tempestade. (Fonte: Inmet)

Próxima semana terá mais chuvas

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul), a próxima semana terá chuva em mais cidades de Mato Grosso do Sul. 

Entre a tarde e noite do domingo, há probabilidade para chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em Mato Grosso do Sul, com destaque para as regiões oeste/sudoeste.

O cenário deve se estender na segunda-feira (21) para as demais regiões do Estado e está ligado ao avanço de cavados e atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai. 

As temperaturas devem ficar entre 20/22°C e 34°C nas regiões sul e leste do estado. Em Campo Grande, a mínima deve ficar em 22°C e máxima em 33°C.

Nas regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste mínimas entre 20/26°C e máximas de até 37°C. 

Recomendações

Em caso de rajadas de vento, o recomendável é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros no 193.