Incêndios no Pantanal destruíram equivalente a 247 campos de futebol, aponta monitoramento

Equipe do Corpo de Bombeiros extinguiu focos de incêndio na região do Pantanal de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Combate
Equipe trabalhou em solo e voos (Foto: Corpo de Bombeiros)

Após quatro dias de intenso combate, a equipe do Corpo de Bombeiros extinguiu todos os focos de incêndio na região de Porto Índio e da Reserva Indígena Guató, Pantanal de Corumbá. A área atingida soma 177 hectares, equivalente a 247 campos de futebol.

O avião Air Tractor Xaraés, do Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS, e o avião da empresa Serrana, contratado pela Defesa Civil estadual, realizaram novos sobrevoos nesta quinta-feira (10) para monitoramento da área e o lançamento de água em alguns pontos. Os pilotos confirmaram que a área está sob controle e que não surgiram novos focos.

“O apoio do Exército Brasileiro foi de fundamental importância na operação, com a base de Porto Índio dando suporte aos primeiros bombeiros que deslocaram para a região ao disponibilizar seus militares para comporem a guarnição que debelou as chamas e, posteriormente, realizou o rescaldo da área atingida”, informou.

Apoio

Também atuaram no combate o GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) com o monitoramento da área e fornecimento de apoio com equipamentos, como drone, para a melhora do combate.

O Comandante da Operação Pantanal, o Major Fábio Pereira de Lima, ressalta que “o acompanhamento da região vai ser mantido até que seja confirmada a não reignição e o não surgimento de novos focos”.

Conteúdos relacionados

crinaça
BR-163 em MS