O primeiro lote de entrega de peixes já foi realizado, mas um total de 16 mil exemplares devem chegar nos próximos dias. As ações fazem parte da estratégia do Imasul para o povoamento do Aquário do Pantanal. A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges; a diretora de Desenvolvimento, Thais Caramori e o superintendente de Meio Ambiente Turismo, Pedro Mendes. 

No início da semana, o Aquário do Pantanal recebeu os peixes que ficarão nos tanques do circuito interno. Cerca de 40 peixes de três novas espécies descobertas por técnicos do Imasul foram soltos no Tanque Veredas, o primeiro dos 18 tanques que direcionam ao túnel principal. 

O Tanque Veredas demonstra o início do ciclo das águas no bioma alagado, mostrando a relação entre fauna e flora aquática, com elementos como buritis. O aquário possui espaço para acomodar 600 animais de pequeno porte.

Os tanques externos estavam sendo habitados por peixes da espécie pintado, tambaqui, pacu e lambari. O povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Conforme o coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, o biólogo Heriberto Gimenes Júnior, “todos os protocolos técnico-científicos estão sendo rigorosamente seguidos para garantir saúde, biossegurança e bem-estar aos organismos vivos que estão habitando o Aquário do Pantanal”. 

O Aquário do Pantanal acomodará mais de 230 espécies de animais da fauna do estado de e também de outros cantos do mundo. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.

Ao total, são 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

A inauguração do Aquário do Pantanal está prevista para a última semana de março.