A horta coletiva no Centro de Convivência do Colúmbia, em Campo Grande, tem servido de respaldo o enfrentamento da luta contra a leucemia do pequeno Moisés Martinez da Silva Souza, de sete anos. A criança participava de oficinas, mas desde fevereiro deste ano, precisou se afastar das atividades, por conta do tratamento contra a doença. Os servidores decidiram levar um pedacinho da horta até a casa do menino.

Moisés havia começado a participar do projeto, ajudando no plantio e cuidados com as hortaliças, entretanto, poucos dias depois foi diagnosticado com leucemia. Ele se afastou das atividades, inclusive da escola. Após um mês internado, o menino voltou para casa, mas com a rotina de idas e vindas ao médico.

 “Para ele é muito difícil porque nós moramos em frente a unidade e ele vê toda a movimentação, o que aumenta a saudade”, contou a do menino, a dona de casa Karina Martinez da Silva. Para amenizar o distanciamento, os colegas e a equipe do Centro de Convivência sempre realizam vídeo chamadas com Moisés.

Mas o que fez a diferença foi a iniciativa, esta semana, da equipe do Centro de Convivência, em levar para a casa da família, um pedacinho da horta que ele ajudou a construir e que, por coincidência, já havia sido iniciada pela Larissa Avelino da Silva, que leciona aulas particulares, providenciada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Mobilizamos os parceiros e doamos adubo e mudas, além de pneus que pintamos como os da unidade para plantar as hortaliças. Agora a família pode produzir, sob nossa orientação, a Hortinha Feliz do Moisés”, contou o coordenador do Centro de Convivência, Alessandro Chaves.

A corrente de solidariedade levou alento à família, que se sentiu ainda mais acolhida pela unidade, traduzindo o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é reforçar os laços familiares, autoestima e promover o empoderamento do usuário. Em breve, Moisés, a irmãzinha Isabela, de dois anos, os pais e a tia poderão colher beterraba, rúcula, almeirão e couve.

Moises com a horta
Moisés conta que cuida todos os dias da horta. (Foto: Divulgação/)

“Senti que ele evoluiu muito no desenvolvimento social, cultural e no aprendizado quando ele frequentava o Centro de Convivência. Essa atitude, de trazer o projeto da horta aqui para casa tem contribuído muito para o bem-estar dele. É gratificante ver que todos estão torcendo por você, com pensamento positivo, esperando ele retornar saudável para a unidade”, pontuou a mãe de Moisés.

A horta, inclusive, está auxiliando a família a explicar sobre a doença a Moisés. Para facilitar o entendimento do menino, os pais fazem uma analogia, mostrando que neste momento sua saúde precisa de cuidados especiais, assim como as hortaliças, para crescerem saudáveis. “Eu rego todos os dias e estou muito feliz”, disse Moisés.