Horta coletiva no Jardim Colúmbia ajuda criança a enfrentar luta contra leucemia
Por conta do trabalho e isolamento, família recebeu ‘pedacinho’ da horta em casa
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A horta coletiva no Centro de Convivência do Jardim Colúmbia, em Campo Grande, tem servido de respaldo o enfrentamento da luta contra a leucemia do pequeno Moisés Martinez da Silva Souza, de sete anos. A criança participava de oficinas, mas desde fevereiro deste ano, precisou se afastar das atividades, por conta do tratamento contra a doença. Os servidores decidiram levar um pedacinho da horta até a casa do menino.
Moisés havia começado a participar do projeto, ajudando no plantio e cuidados com as hortaliças, entretanto, poucos dias depois foi diagnosticado com leucemia. Ele se afastou das atividades, inclusive da escola. Após um mês internado, o menino voltou para casa, mas com a rotina de idas e vindas ao médico.
“Para ele é muito difícil porque nós moramos em frente a unidade e ele vê toda a movimentação, o que aumenta a saudade”, contou a mãe do menino, a dona de casa Karina Martinez da Silva. Para amenizar o distanciamento, os colegas e a equipe do Centro de Convivência sempre realizam vídeo chamadas com Moisés.
Mas o que fez a diferença foi a iniciativa, esta semana, da equipe do Centro de Convivência, em levar para a casa da família, um pedacinho da horta que ele ajudou a construir e que, por coincidência, já havia sido iniciada pela professora Larissa Avelino da Silva, que leciona aulas particulares, providenciada pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).
“Mobilizamos os parceiros e doamos adubo e mudas, além de pneus que pintamos como os da unidade para plantar as hortaliças. Agora a família pode produzir, sob nossa orientação, a Hortinha Feliz do Moisés”, contou o coordenador do Centro de Convivência, Alessandro Chaves.
A corrente de solidariedade levou alento à família, que se sentiu ainda mais acolhida pela unidade, traduzindo o objetivo do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que é reforçar os laços familiares, autoestima e promover o empoderamento do usuário. Em breve, Moisés, a irmãzinha Isabela, de dois anos, os pais e a tia poderão colher beterraba, rúcula, almeirão e couve.
“Senti que ele evoluiu muito no desenvolvimento social, cultural e no aprendizado quando ele frequentava o Centro de Convivência. Essa atitude, de trazer o projeto da horta aqui para casa tem contribuído muito para o bem-estar dele. É gratificante ver que todos estão torcendo por você, com pensamento positivo, esperando ele retornar saudável para a unidade”, pontuou a mãe de Moisés.
A horta, inclusive, está auxiliando a família a explicar sobre a doença a Moisés. Para facilitar o entendimento do menino, os pais fazem uma analogia, mostrando que neste momento sua saúde precisa de cuidados especiais, assim como as hortaliças, para crescerem saudáveis. “Eu rego todos os dias e estou muito feliz”, disse Moisés.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.