Guarda Municipal de Dourados prendeu mais de 1,3 mil criminosos em 2021

Em conjunto com a Delegacia da Mulher, 249 mulheres foram atendidas e 100 agressores foram presos
| 24/02/2022
- 17:43
Ilustrativa
Ilustrativa - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Dourados)

Dourados foi considerada a cidade mais segura nas avaliações da (Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul). No ranking, a cidade continua figurando em primeiro lugar com 10 índices positivos e apenas um negativo, conforme comparação dos dados de janeiro de 2021 e janeiro de 2022. No ano passado, a GMD ( de Dourados) levou 1.347 pessoas para a prisão.

Esses números ocorrem graças à integração e às ações conjuntas das forças policiais, do poder judiciário e da Guarda Municipal de Dourados, que apresentou nas Delegacias de Polícias 988 Boletins de Ocorrências.

A GMD tem atuado de maneira preventiva, utilizando técnicas de policiamento comunitário e policiamento de aproximação com a comunidade. A instituição, seguindo as diretrizes do comando, tem intensificado as rondas preventivas nos patrimônios públicos, bairros, praças, parques e logradouros públicos o que tem garantido segurança e atendimento à população.

Prisões

Somente em 2021, a GMD levou para a prisão 1.347 pessoas pelos mais diversos tipos de crimes, o que contribui imensamente para que Dourados chegasse a esse título de cidade mais segura. Foram 317 autores de crimes contra o patrimônio, como furtos, roubos e receptação presos, 202 foragidos da justiça capturados, 108 condutores embriagados levados às Delegacias de Polícias e 72 usuários de drogas flagrados com entorpecentes.

O trabalho em conjunto com a DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), de proteção às vítimas de violência doméstica, garantiu o atendimento de 249 mulheres e levou à prisão 100 agressores.

Apreensões

No combate aos furtos, a GMD recuperou 58 veículos furtados, 47 aparelhos celulares e 37 bicicletas furtadas, podendo os bens ser restituídos às vítimas. Nas ações também foram apreendidas 620 kg de drogas dos mais variados tipos, 14 armas de fogo, 60 munições de diversos calibres.

“Mesmo com tantas ações na área da Segurança Pública, esses números representam apenas 16% dos atendimentos, pois 84%, ou seja, 6.180 Boletins de Atendimentos refletiram ações preventivas e apoios prestados a sociedade organizada ou a população. São entregas de cobertores aos moradores de ruas, encaminhamentos de pessoas necessitadas a Casa da Acolhida, distribuição de cestas básicas e marmitas no apoio as entidades de caridade”, pontuou a comandante da GDM, Liliane Graziele Céspedes de Souza Nascimento.

A Guarda Municipal de Dourados está disponível à população nos telefones 153 e 199 para denúncias, informações, solicitações, elogios e reclamações.

Veja também

Vagas são temporárias com remuneração de R$ 1.212

Últimas notícias