Jacaré fêmea é encontrada carbonizada ao lado de ovos após incêndio em MS: ‘não quis deixar o ninho’

Grupo está fazendo levantamento de animais encontrados carbonizados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
De acordo com o biólogo Sérgio Barreto
De acordo com o biólogo Sérgio Barreto

O GRETAP-MS (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) encontrou animais carbonizados, ninho de jacaré com vários ovos que acabaram “cozidos” pelas chamas, devido aos incêndios florestais na região do Passo do Lontra que estão ocorrendo desde o dia 8 de março.

De acordo com o biólogo Sérgio Barreto, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o ambiente ainda estava muito quente. “Apesar dos bombeiros terem apagado os focos, o solo ainda está muito quente aqui. Encontramos um jacaré, que, provavelmente, é uma fêmea. Ela foi encontrada a cerca de três metros do ninho, que estava com vários ovos. Certamente, não quis deixar o ninho na hora em que as chamas se aproximaram”, aponta.

O grupo de resgate fez a visita técnica para levantamento do número de animais atingidos, bem como prestação de socorro. O grupo é formado por 10 instituições que trabalham em prol da fauna. A ação contou com o apoio da World Animal Protection.

Incêndio no Pantanal

Os incêndios na região do Passo do Lontra, MS-184, iniciaram na tarde de terça-feira (8). Além da brigada da fazenda BrPec, o Corpo de Bombeiros também atua na contenção dos focos. Até a manhã de hoje, alguns focos permaneciam na região. As margens da Estrada Parque foram atingidas pelas chamas.

Confira mais imagens do local:

Conteúdos relacionados