#Gabaritei: Sexta-feira é dia de revisão para alcançar nota máxima na redação do Enem

Professores especialistas gravaram conteúdos exclusivos para o leitor do Jornal Midiamax

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A quinta aula da série #Gabaritei do Jornal Midiamax aborda a temida redação do Enem. A professora Bruna Camargo destaca que a redação é a única prova em que é possível tirar nota 1000, ou seja, tem um peso maior no Enem.

“Importante saber que é possível sistematizar a redação. O texto dissertativo- argumentativo, possui sua objetividade, estrutura mais fechada, para que traga um ar mais científico. Podemos considerar que esse tipo de texto é um mini artigo científico”, explica ela.

O texto dissertativo-argumentativo é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução se inclui uma tese, que deve ser defendida com argumentos ao longo do texto. Mas a professora alerta. “Não se deve produzir provas contra si mesmo. O importante é selecionar e organizar informações que confirmam a tese”.

O desenvolvimento do texto é composto por argumento e problema, visto que na conclusão o aluno deve apresentar uma proposta de intervenção. A professora dá a dica de pensar em um projeto de texto antes de escrever, demonstrar que foi raciocinado.

Necessariamente a tese na introdução deve afirmar ou negar tema. As palavras relacionadas ao tema devem ser destacadas na introdução. No desenvolvimento, quatro tipos de argumentos podem ajudar o aluno, sendo o uso de dados estatístico, citação de autoridade, raciocínio lógico e exemplificação.

“O texto de apoio pode ser usado na redação, sem sofrer penalidades”, explica a professora. Sobre a ordem dos parágrafos o ideal é que o texto tenha quatro ou cinco, incluindo projeto de texto, retomada da tese e proposta de intervenção.

Sabendo de algo que MS precisa saber? Conta pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

Acompanhe nossas atualizações no FacebookInstagram e Tiktok

Conteúdos relacionados