Frente fria: Chuvas com rajadas de vento e raios devem anteceder frio de 6°C neste domingo

| 15/05/2022
- 07:12
Campo Grande amanheceu com céu nublado, neste domingo
Campo Grande amanheceu com céu nublado, neste domingo (15) - Henrique Arakaki, Midiamax

Temporal intenso acompanhado de rajadas de vento e queda de raio, principalmente na região centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul, devem ser registrados neste domingo (15) em todo o Estado. As chuvas são associadas a passagem da frente fria, que podem anteceder o frio esperado para os próximos dias, com mínima de 6°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o acumulado de chuvas que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas. As regiões Norte e Leste do Estado podem ter mínima de 20°C e máxima de 28°C. Já no Sudeste a é cair mais a temperatura, com mínima de 16°C e máxima de 22°C. A direção dos ventos seguem para o Sul do Estado ao longo do dia, o que vai impulsionar o ar frio sobre Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande a previsão é de mínima de 18°C e máxima de 22°C. Já em Corumbá, na região do Pantanal, a temperatura vai ser um pouco maior, com 19°C (mínima) e 24°C (máxima). Em ocorre o inverso com mínima de 16°C e máxima de 22°C. Para Três Lagoas a variação será menor, com 20°C (mínima) e 25°C (máxima).

No extremo-sul do Estado, em Sete Quedas, a mínima chega a 15°C, enquanto que a máxima fica em 20°C. A previsão é que na próxima semana chegue ao Estado uma nova frente fria, que vai derrubar as temperaturas em todas as regiões a partir de terça-feira (17), podendo a chegar a mínima de 6°C.

Também há possibilidade de geada na região Sul do Estado ao longo da semana. A atuação da massa de frio em Mato Grosso do Sul deve provocar temperaturas mínimas por até dez dias, depois da chegada da frente fria.

Antecedência da frente fria
Previsão deste domingo. (Foto: Cemtec)

Frente fria

A mudança brusca na temperatura ocorreu em algumas cidades no sábado (14), mas com maior probabilidade neste domingo (15), pois as chuvas devem ocorrer de forma generalizada no Estado. À medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16) a previsão indica queda das temperaturas na região sul/sudoeste.

Entretanto, é na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.

Veja também

Arrecadação foi feita na Campanha do Agasalho da concessionária Águas Guariroba

Últimas notícias