Acontece nesta quinta-feira (10) a benção de canetas para candidatos que irão prestar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Santuário Nossa Senhora Perpétuo Socorro. A ‘ajuda divina’ traz alívio e ameniza a ansiedade para muitos.

Everton Barbosa, de 39 anos, recebeu o pedido da filha, Marya Eduarda, de 17 anos, que irá fazer a prova pela primeira vez. Ele levou uma caneta e consolidou com toda confiança que a menina irá se sair bem.

“Sou personal trainer e trabalho perto, ela me mandou uma mensagem pedindo e vim. Acredito que o espiritual comanda nosso campo, a fé move montanhas e vai ajudar ela a cursar arquitetura”, disse.

Benção de 1,2 mil canetas

O padre Marcos Vinicius celebra o momento pela primeira vez, pois veio de Ponta Porã há dois meses para atuar no santuário até fevereiro. Ele explica que 1,2 mil canetas serão entregues aos candidatos cedidas pela igreja, mas os fiéis também levam a que gostam de usar.

“A benção ajuda, se vem para celebração é porque tem fé, a fé vai acalmar os ânimos que quem está ansioso, mas que estudou e se preparou para esse momento. Ora, não é mágica, mas um simbolismo, um sinal de fé, que de Deus estará contigo. Deus já deu inteligência e preparação, a benção será mais um auxílio”, disse.

Ele acredita que às 19h terá público especificamente para benção das canetas, considerando o horário mais flexível para muitos que trabalham ou estudam pela manhã e à tarde. O próximo momento também acontece às 15h.

canetas Enem
Cerca de 1,2 mil canetas serão doadas pela igreja (Foto: Karina Campos)

Sonho de universidade

Giovanna Rossette, 23 anos, prestará o Enem pela quinta vez para uma boa pontuação para cursar medicina. “É a primeira vez que venho para benção aqui na Perpétuo, mas já tinha canetas abençoadas em outra igreja. Ajuda muito, a gente se sente um pouco mais acompanhado na hora da prova”.

A mãe, a arquiteta Daniela Rossete, 49 anos, veio acompanhar porque também acredita na importância da fé nesse momento. “Soubemos da benção pela TV, sempre ficamos sabendo, somos de outra igreja, mas viemos aqui hoje”.

Provas do Enem

Para o Enem 2022, estão inscritos 42.347 para versão impressa e 1.243 para prova digital, em Mato Grosso do Sul. Destes, 609 são adolescentes menores de 16 anos; 2.577 estudantes de 16; 7.945 com 17 anos; 10.876 estudantes de 18; 5.338 com 19 anos; e 2.892 com 20 anos.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos idosos acima de 60 anos, cerca de 76 se inscreveram para realizar o exame.

Os candidatos enfrentam 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa. Serão dois dias de avaliação, nos dias 13 e 20 de novembro.