Feira de Sementes Crioulas movimenta agricultura familiar em Juti
Evento já está na 16ª edição e busca alternativas para a conservação do patrimônio genético
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com foco na agricultura familiar e ao mesmo tempo na conservação do patrimônio genético, Juti, cidade distante 311 quilômetros de Campo Grande, sedia a 16ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos. O evento acontece de 15 a 17 de julho e conta com o apoio da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
O evento, segundo a UFGD, tem como objetivo resgatar a ancestral tradição camponesa: cuidar, conservar, proteger e reproduzir as sementes crioulas, bem como estimular o sistema de troca de sementes e de informações entre agricultores camponeses e instituições de ensino, visando a valorização dos Guardiões de Sementes da Sociobiodiversidade.
De acordo com a professora da UFGD e uma das organizadoras do evento, Zefa Valdivina Pereira, as experiências vivenciadas durante estes 16 anos de feira têm se tornado, cada vez mais, importante luta dos pequenos agricultores e comunidades indígenas para promover o resgate e valorização de produtos sadios e sem agrotóxicos.
“A feira hoje é vista pelas comunidades que participam do evento como uma vitrine e, ao mesmo tempo, como uma importante alternativa para a produção com sementes crioulas, visando à defesa de um modelo de agricultura baseado no uso sustentável, além da importância para a priorização da preservação e conservação do cerrado”, explica a docente. Para quem tem interesse em inscrever trabalhos, conforme a instituição, a submissão é gratuita e pode ser feita até 08 de julho. Cada inscrito pode enviar até 2 trabalhos, com até 15 autores cada. Confira as regras para envio em: http://www.sementescrioulas.com.br/normas-submissao.
Ao todo, os participantes terão acesso a 3 palestras, uma mesa redonda e 25 oficinas e minicursos, além de confraternizações para troca de saberes e shows de André Santini, Maria Cecília e Rodolfo e João Lucas e Walter filho. A inscrição tem o valor de R$ 10,00 ou um quilo de sementes ou alimentos não perecíveis e pode ser feita pelo site: http://www.sementescrioulas.com.br/.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.