Com foco na agricultura familiar e ao mesmo tempo na conservação do patrimônio genético, , cidade distante 311 quilômetros de Campo Grande, sedia a 16ª edição da Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos. O evento acontece de 15 a 17 de julho e conta com o apoio da (Universidade Federal da Grande ).

O evento, segundo a UFGD, tem como objetivo resgatar a ancestral tradição camponesa: cuidar, conservar, proteger e reproduzir as sementes crioulas, bem como estimular o sistema de troca de sementes e de informações entre agricultores camponeses e instituições de ensino, visando a valorização dos Guardiões de Sementes da Sociobiodiversidade.

De acordo com a professora da UFGD e uma das organizadoras do evento, Zefa Valdivina Pereira, as experiências vivenciadas durante estes 16 anos de feira têm se tornado, cada vez mais, importante luta dos pequenos agricultores e comunidades indígenas para promover o resgate e valorização de produtos sadios e sem agrotóxicos.

“A feira hoje é vista pelas comunidades que participam do evento como uma vitrine e, ao mesmo tempo, como uma importante alternativa para a produção com sementes crioulas, visando à defesa de um modelo de agricultura baseado no uso sustentável, além da importância para a priorização da preservação e conservação do cerrado”, explica a docente. Para quem tem interesse em inscrever trabalhos, conforme a instituição, a submissão é gratuita e pode ser feita até 08 de julho. Cada inscrito pode enviar até 2 trabalhos, com até 15 autores cada. Confira as regras para envio em: http://www.sementescrioulas.com.br/normas-submissao.

Ao todo, os participantes terão acesso a 3 palestras, uma mesa redonda e 25 e minicursos, além de confraternizações para troca de saberes e de André Santini, Maria Cecília e Rodolfo e João Lucas e Walter filho. A inscrição tem o valor de R$ 10,00 ou um quilo de sementes ou alimentos não perecíveis e pode ser feita pelo site: http://www.sementescrioulas.com.br/.