Evento “Vem Passarinhar MS” promove observação de pássaros e inaugura placa com espécies de aves em cidade do MS

O projeto tem objetivo de subsidiar o turismo de observação de aves por meio da Educação Ambiental
| 19/02/2022
- 14:14
O evento "Vem Passarinhar MS" teve início às 6h na Praça da Independência
O evento "Vem Passarinhar MS" teve início às 6h na Praça da Independência, em Corumbá. - Simone Mamede/Governo do Estado

No município de Corumbá, a 426 quilômetros de distância de Campo Grande, ocorreu o evento de passarinhada para a promoção do segmento e da educação ambiental, neste sábado (19).

O evento "Vem Passarinhar MS" teve início às 6h na Praça da Independência e consta em sua programação a inauguração de uma placa com diversas informações sobre espécies de aves da fauna de Mato Grosso do Sul, bem como a escolha da ave símbolo da cidade por meio do voto popular.

A (Fundação de de Mato Grosso do Sul) apoia a observação de aves, atividade turística de potencial no estado de acordo com a diretora de Promoção de Mercado Karla Cavalcanti. “Por isso a Fundação de Turismo apoia as iniciativas de todas as regiões para o desenvolvimento dessa atividade, seja identificação das espécies, ou treinamento de guias para que eles atendam e permitam que os turistas encontrem as espécies que eles estão interessados, seja as próprias passarinhadas que fazem com que as pessoas tenham oportunidade de praticar essa atividade em grupo”, destaca.

De acordo com a diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo Simone Mamede, o evento é o primeiro, mas haverão outros em 2022 com temáticas a promoção da cultura do birdwatching e do Turismo de Observação de Aves integrados à Educação Ambiental, no estado. “O estado do MS é rico em diversas formas de vida e essa biodiversidade tem se tornado um dos mais importantes atrativos para o turismo sustentável e o contato com a natureza. Proteger esses ambientes naturais existentes no estado que envolvem biomas como o Pantanal, o Cerrado, Mata Atlântica e Chaco é fundamental para garantir a qualidade de vida de todos os envolvidos, comunidade receptora e turistas. (...)”. 

Conforme o diretor de Educação Ambiental da Fundação Pantanal, Gabriel Oliveira, Corumbá possui cerca de 412 espécies de aves, e é ponto muito visitado por turistas de observação. “Corumbá está implementando 4 placas em diferentes pontos da cidade. Uma no Porto Geral, outra no Parque Marina Gattass e, além desta que será na Praça da Independência, também haverá uma placa no Parque Municipal Piraputangas. O objetivo é incentivar a prática de observação de aves como turismo sustentável no município e incentivar que as pessoas passem a olhar e conhecer mais a nossa fauna”, descreve.

Vem Passarinhar MS

O projeto envolve ações dos governos locais, o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e os coletivos de observadores de aves do MS.

Seu objetivo é subsidiar o turismo de observação de aves através da Educação Ambiental voltada para a percepção e sensibilização ambiental. O evento também tem previsão de ocorrer em Campo Grande, no mês de março.

Observação de pássaros 

O birdwatching ou observação de pássaros é uma prática de observar espécies raras de aves com binóculos e também fotografá-las.

No Brasil são cerca de 1.900 espécies catalogadas no Brasil e 650 delas residem em Mato Grosso do Sul.

Veja também

Decisão determina multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento

Últimas notícias