A sensação de que pelo menos alguém que conhecemos está com sintomas de se torna cada vez mais comum. A epidemia de H3N2 (Influenza A) avança no país e MS já registrou 91 casos, de acordo com boletim da (Secretaria Municipal de Saúde). E então, a dúvida com relação a tomar a vacina contra a Covid-19 entra em questão.

De acordo com o enfermeiro e doutor em Infectologia Everton Lemos, quem apresenta sintomas moderados ou graves de gripe e até mesmo de outra infecção não deve tomar a vacina, pois há a probabilidade de potencializar os sintomas já apresentados.

Recomendação

Nesse caso, o especialista recomenda alguns cuidados “é importante aguardar a melhora dos sinais e sintomas, e ao se recuperar procurar o serviço de saúde para imunização. Seja ela para influenza ou para Covid-19”.

Alerta para H3N2

O Governo do Estado de confirmou na manhã desta terça-feira (4) seis pacientes com “Flurona”, ou seja, infecção simultânea pelo novo coronavírus e pelo vírus influenza, causador da gripe. Além desses pacientes, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) também confirmou a 5ª vítima fatal por Influenza A, subtipo H3N2.

Os casos foram registrados em três municípios do Estado: quatro em Corumbá, dois meninos de 9 anos, um homem de 55 e um bebê do sexo masculino de cinco meses. Outros dois casos registrados foram em Dourados e Campo Grande: um rapaz de 21 anos e uma jovem de 19, respectivamente.

Onde se vacinar?

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), é preciso conferir o calendário de vacinação contra o coronavírus, pois as unidades que oferecem a imunização em um período costumam oferecer as doses da vacina contra a gripe no outro turno.

Por exemplo, na USF São Conrado a aplicação de vacina contra a Covid é das 13h às 16h45. Dessa forma, a vacina contra a gripe acontece apenas de manhã. Na UBS 26 de Agosto, onde não há vacinação contra a Covid, a vacinação contra a gripe acontece nos dois períodos.

Quem se vacinou recentemente contra o coronavírus ou ainda vai receber a dose, pode se vacinar normalmente contra a gripe. Inclusive, não há contraindicações para receber as duas vacinas no mesmo dia.

A secretaria pontua que a campanha de vacinação contra a gripe encerrou em setembro, portanto, as doses restantes são as que sobraram da campanha. Por isso, podem se esgotar a qualquer momento.

Confira o calendário de vacinação contra a Covid para referenciar os horários de atendimento da imunização contra a gripe:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde – SESAU CG (@sesau_cg)