Professoras, médicas, advogadas são comuns entre as mulheres que recebem homenagem na de . Mas, durante a sessão solene no Dia Internacional da Mulher, realizada nesta terça-feira (8), uma diarista chamou a atenção pela emoção que sentiu ao receber o troféu Celina Jallad.

Josefina Ferreira da Silva, 61 anos, uma brasileira comum entre tantas outras, criou um casal de filhos com o trabalho de diarista. Há quatro anos, ela atua na função de manutenção e limpeza da Assembleia Legislativa. 

Ficou emocionada por ser homenageada com o troféu e em meio a sua simplicidade e timidez, agradeceu pela oportunidade. “Estou muito feliz de estar aqui, representando as mulheres. Estou aqui todos os dias trabalhando e vejo que o mundo é das mulheres, para elas eu tiro o chapéu. Meus parabéns a todas”.

Na sessão de hoje proposta pela deputada Mara Caseiro (PSDB), além de Josefina, outras 22 mulheres receberam o Troféu Celina Jallad. A primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja, a esposa do secretário da Seinfra, Mônica Riedel, e a subsecretária Luciana Azambuja, participaram da homenagem.

Mara Caseiro, a única deputada estadual de Mato Grosso do Sul, bateu na tecla de que é necessário ter mais mulheres na política. “Não adianta partido político convidar mulher para cumprir cota e quando ela é candidata, não ganhar visibilidade. Isso tem mudado com o tempo e vemos também que essa história de que mulher não vota em mulher, também está acabando”.

Fátima Azambuja falou sobre a luta feminina na conquista do espaço social e de trabalho. “Temos muitas mulheres aguerridas para fazer Mato Grosso do Sul seguir em frente e que possamos nos anos seguintes ter mais representações femininas decidindo o futuro de nossas famílias e crianças”.

A subsecretária Luciana Azambuja disse sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher. “Que possamos refletir sobre a importância da mulher, de forma digna e com respeito. Queremos ver o fim da violência de gênero. Que aqui seja um estado muito melhor para meninas e mulheres viverem”, disse.

Homenageadas

Em razão das medidas de biossegurança apenas as duas homenageadas participaram de forma presencial e as demais de forma virtual: Zonir Freitas Tetila, Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva, Íris dos Santos Moreira, Gilmarcia Silva Pereira Alves, Odete Souza Porto, Cátia Teresinha Duarte de Almeida, Aline Santos Nolasco, Vanda Cristina Camilo, Cynthia Todeschini Vieira Tannous, Laura Cristina Garcia Brito, Rosa Medeiros Bezerra, Cecília Tânia Grinberg Zauith, Rosimeire da Silva, Izulina Xavier, Clediane Areco Matzenbacher, Akemi Higashi Guma, Karina de Cássia Santos Garcia, Mônica Dias Riedel, Delasnieve Daspet de Souza, Elaine Benicasa, Laura Tavares, Maria Vilma Rotta.