Entre as Top 100: cidades de MS estão entre as melhores histórias de destinos responsáveis

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (27), durante transmissão ao vivo pelo canal da instituição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Pedro Gomes

Pedro Gomes e Corguinho estão entre as TOP 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis da Green Destinations, organização criada nos Países Baixos, na Europa. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (27), durante transmissão ao vivo pelo canal da instituição.

O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável.

Além de Pedro Gomes e Corguinho, outras cidades brasileiras apareceram na lista como: Epitaciolândia no Acre, Diamantina e Capitólio em Minas Gerais, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul (Praia de Pipa), Galinhos e Tibau no Rio Grande Do Norte, e Bombinhas, Orleans, Itá e Treze Tílias em Santa Catarina.

Conforme a Fecomércio-MS , o resultado do reconhecimento dos destinos é desfecho de um trabalho ainda em andamento do programa Del Turismo, iniciativa da federação em parceria com o Senac-MS, Fundação de Turismo MS e os municípios.

“Com essa premiação, os municípios contemplados são inseridos no centro das atenções de várias instituições em uma escala global no quesito sustentabilidade, dando destaque também para o estado de MS “, explica o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.

O envolvimento dos empresários do trade turísticos, do município e instituições privadas no levantamento das demandas e necessidades, olhando todo a cadeia produtiva do setor, “é um dos pontos fortes do programa que respeita as características e vocação turística de cada região”, diz o diretor regional do Senac-MS, Vitor Mello.

A coordenadora do Del Turismo em MS e consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes, explica que estar entre os cem destinos sustentáveis é um importante passo para o Estado e, principalmente, para as cidades envolvidas, pois motiva o desenvolvimento. “A própria plataforma, com os 30 critérios já estabelecidos, já é um check list para os municípios participantes saberem para onde têm que ir, o quanto precisam investir em nível de projeto e ações para que eles possam caminhar em relação à sustentabilidade”.

Para o Diretor do Departamento Municipal de Turismo de Corguinho, José Correia Salgado, o Del Turismo possibilita uma nova visão sobre o setor. “Podemos nos organizar, planejar e executar ações que vão mudar o perfil da cidade. O programa nos capacita, fortalece o Comtur, instrui as câmaras técnicas de forma a alcançar nossos objetivos. A nossa expectativa é que, com esse apoio, Corguinho figure entre os principais destinos do Brasil.

Pedro Gomes tem como pontos fortes as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas. Assim como Corguinho, a cidade já empossou e capacitou os membros das três câmaras técnicas (Gestão e Turismo; Educação e Sustentabilidade; Evento e Cultura) e cada grupo tem seu plano de trabalho dentro do Mapa Estratégico do Turismo, e um calendário de reuniões, além dos primeiros projetos para atingir as metas em 2022 e 2023.

Para a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo da cidade, Jackeline Figueiredo, com o alinhamento e organização de todos os segmentos envolvidos no setor, “a elaboração do planejamento estratégico, as ideias, proposições, os projetos começam a seguir um fluxo efetivo e, a partir de uma construção coletiva, os resultados com impactos positivos estão aparecendo e motivam empreendedores e a comunidade a acreditar no potencial para construirmos um município com a qualidade necessária para receber esses turistas”, afirma a secretária.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva de meteoros
dengue