As inscrições para o 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta terça-feira (10). Os candidatos interessados vão ter de terça até 21 de maio para acessar a página do participante e se cadastrar. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 85.

Ao se inscrever, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações, alerta o Ministério da Educação.

O candidato precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo .

Veja como estudar para o Enem de graça pela internet.

Novidades do Enem 2022

O Inep passa a adotar os documentos digitais e-Título, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Digital e RG Digital como documentos permitidos para a identificação dos participantes na aplicação das provas do Enem. Capturas de telas desses documentos não serão válidas.

Outra novidade é que os participantes que desejarem ser reconhecidos de acordo com sua identidade de gênero (transgêneros, travestis e pessoas não binárias) podem solicitar o uso do no Enem 2022. O pedido do tratamento deve ser feito entre os dias 23 e 26 de junho. O Inep informará o resultado no dia 5 de julho.