Em uma semana, MS vacinou mais de 20 mil crianças contra a Covid

No Dia D de Vacinação foram aplicadas 7.855 doses em Mato Grosso do Sul
| 14/02/2022
- 19:49
Pfizer pediátrica
Pfizer pediátrica - Leonardo de França, Midiamax

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nesta segunda-feira (14), o balanço da vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade, que ocorreu de 7 a 9 de fevereiro, além do Dia D de Vacinação Infantil ocorrida no último dia 11 de fevereiro. Foram 20.471 crianças nessa faixa etária vacinadas contra a Covid nos 79 municípios do Estado.

Alguns municípios continuaram com a campanha no final de semana, 12 e 13 de fevereiro. A SES registrou que durante o Dia D de Vacinação Infantil bateu recorde de imunização em um único dia — com 7.855 doses aplicadas em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as campanhas de vacinação infantil em parceria com os municípios têm sido de extrema importância para o Estado.  “Nós sabemos que as vacinas salvam vidas e protegem as nossas crianças. A campanha vem trazendo resultados satisfatórios, mas nós precisamos que os municípios continuem fazendo a busca ativa e intensifiquem as campanhas de vacinação. Queremos garantir que nossas crianças estejam protegidas e imunizadas contra as variantes da Covid-19 em nosso Estado”.

Segundo o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, coordenador da Campanha em MS, as campanhas de vacinação, principalmente, a infantil, têm um papel fundamental para a sociedade, uma vez que esclarecem aos pais ou responsáveis todas as dúvidas em relação à vacinação.

“Ressaltamos que todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem as crianças. Por recomendação da SES e do Ministério da Saúde, a vacinação do público de 5 a 11 anos, ocorre em locais distintos — separados dos demais públicos — definidos pelos municípios, locais seguros para que as crianças possam receber as doses de vacina”, pontua Fraiha.

A diretora de Vigilância em Saúde, da SES, Larissa Castilho, lembra que a população precisa manter os cuidados de biossegurança. “Não podemos esquecer que a maioria dos casos que temos em nosso Estado é da variante Ômicron — mais transmissível, então, pedimos a população para que continuem seguindo todas as recomendações, como higienizando as mãos, evitar aglomerações, manter o distanciamento físico, e principalmente, usar a máscara. Não deixem de usar a máscara, pois ela protege de eventuais contaminações. E se não tomou quaisquer das doses de vacina contra a Covid-19, vacine-se”!

Dia D

A realização do DIA D de Vacinação Infantil foi uma ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), e contou com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Cosems/MS (Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como, o Sintrae/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS). A campanha teve como objetivo vacinar as crianças para que possam ter um ano letivo seguro em 2022.

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 19 de janeiro de 2022. Em Mato Grosso do Sul, já foram vacinadas 89.253 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose com os imunizantes pediátrica ou CoronaVac, o que corresponde a 29,65% da estimativa do público existente no Estado de 301.026 mil crianças.

Veja também

Últimas notícias