Em Mato Grosso do Sul, apenas 2% se autodeclararam homossexuais ou bissexuais, diz IBGE
Dados são de 2019, mas foram divulgados nesta quarta. Pesquisa foi realizada pela 1ª vez.
Lucas Mamédio –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apenas 2% da população de Mato Grosso do Sul acima dos 18 anos se autodeclaram homossexuais ou bissexuais, o que representa cerca de 40 mil pessoas. Essa é a primeira vez que o IBGE investigou o tema diretamente com os informantes de 18 anos ou mais, por meio de uma questão respondida por autodeclaração, inserida na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita em 2019.
Segundo o instituto, em 2019, havia cerca 1,98 milhão de pessoas com 18 anos ou mais em MS. A partir dos resultados da pesquisa, tem-se que 92,5% (1,83 milhão) destes sul-mato-grossenses se declararam como heterossexuais, 2% (40 mil) disseram ser homossexuais ou bissexuais e 5,5% (109 mil) não souberam ou se recusaram a responder à questão.
Campo Grande tem 3,7% de homossexuais ou bissexuais
Campo Grande registra número maior que a média estadual. Na capital, 676 mil tinham 18 anos ou mais. Destes, 90,9% (614 mil) se declararam heterossexuais, 3,7% (25 mil) responderam ser homossexuais ou bissexuais e 5,4% (37 mil) disseram não saber ou se recusaram.
Cor, raça e sexo
No Brasil, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, em 2019, o que correspondia a 1,8% da população adulta, maior de 18 anos. Já 1,7 milhão não sabia sua orientação sexual e 3,6 milhões não quiseram responder.
Em 2019, havia 159,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais no país, das quais 53,2% eram mulheres e
46,8% eram homens. Desse total, 94,8% se declararam heterossexuais; 1,2% homossexuais; 0,7%. bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder; e 0,1% declararam outra orientação sexual, como assexual e pansexual, por exemplo.
Não houve diferença estatisticamente significativa entre brancos (1,8%) e pretos ou pardos (1,9%) que se declararam homossexuais ou bissexuais. Já entre as pessoas que vivem na área urbana (2,0%) esse percentual foi mais que o dobro das que vivem na zona rural (0,8%) dos municípios. Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 65,6% eram mulheres. Por outro lado, os homens eram maioria (56,9%) no total de 1,8 milhão de pessoas que se autoidentificaram como homossexuais.
a responder o quesito
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.