A Prefeitura de Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande, inaugurou a Capela Mortuária Edvaldo Apontes Rodrigues. Famílias carentes poderão solicitar urna funerária e assistência em casos de velório de entes.

Segundo o município, o local será administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio do Setor de Fiscalização e Posturas.

“A família que vier solicitar o Benefício Eventual, que são as urnas funerárias, a assistência social automaticamente já vai ofertar a capela. Ou seja, a família pode escolher em fazer o velório em casa ou aqui nesse local, todo equipado e preparado para bem receber os entes queridos no momento de luto”, explicou a secretária municipal de Assistência e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Vale ressaltar que a Legislação não permite que o município forneça a urna e a família pague para uma funerária realizar o funeral em outro local. “Vemos esse gesto de hoje, essa inauguração, como um gesto de humanização”, completa Iunes. Todo o fim de semana, a secretaria mantém equipe plantonista para atender a população.