Campo Grande fica na 6ª posição entre jovens que usaram a pílula do dia seguinte
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE
Elias Luz –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em Campo Grande, a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos anos 2009, 2012, 215 e 2019 com alunos do 9º ano do ensino fundamental – mostra que, 27,4% dos alunos do 9º ano já tiveram relações sexuais. Segundo o IBGE, esse percentual é o 13º menor entre as capitais brasileiras. Curitiba registrou o menor valor (16%), enquanto Manaus teve o maior percentual (45,1%).
Já em relação ao sexo, 31,8% dos meninos alegaram já terem tido relações. Dentre as meninas, a média em Campo Grande é de 23,8%. Nas escolas públicas, 31% dos entrevistados alegaram já terem tido relações. Nas escolas privadas, 10%. Na capital, dos alunos do 9º ano que se declararam como iniciados nas relações sexuais, 67,7% disseram que um dos parceiros havia usado preservativo na primeira relação. O número para os estudantes do sexo masculino foi de 77,5%. Já para o feminino, 56,9%. Em escolas públicas, o percentual registrado foi de 67%. Já nas particulares, 77,8%.
Quanto à última relação sexual, em Campo Grande, o percentual de alunos em que um dos parceiros usou preservativo foi de 62%. Quando o sexo do aluno era masculino, este percentual subiu para 72,8%. Já quando feminino, caiu para 50%. Quando comparados os números de colégios públicos e privados, para os primeiros o percentual ficou em 61,6%. Para os últimos, 67,5%.
Em Campo Grande, dentre os entrevistados que já tiveram relações sexuais, 30,7% fizeram uso de pílula do dia seguinte pelo menos uma vez. O percentual é o 6º maior entre as capitais. Belo Horizonte tem o maior, com 33%. Curitiba registrou o menor, com 14,8%. Em Campo Grande, 68,1% dos que usaram a pílula compraram o medicamento nas farmácias e 13,5% obtiveram no sistema de saúde.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.