Na Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, na Vila Palmira, se repetem de pais e moradores sobre o desrespeito às regras de trânsito, especialmente no horário de saída dos alunos.

“Os motoristas não respeitam. Na hora da saída é ainda pior porque parece que saem do serviço irritados e chegam aqui com pressa”, comenta a empresária Valkiria Jesus Arruda, de 45 anos. Mãe de uma estudante do 5° ano, ela afirma que o sofrimento para buscar a filha é redobrado por ser motociclista. “Param em fila dupla, entram na frente e não respeitam quem está em moto”, completa.

Mãe de outra estudante da escola, Nathália Fernandes Neves de Almeida, de 31 anos, afirma que, por causa do desrespeito, até desistiu de ir com o carro até próximo da escola da filha. “Deixo na rua de baixo para não ter que passar por perito. Pessoal para em cima da faixa, em fila dupla. Todo dia a gente passa raiva”, finaliza.

Para ajudar no problema, durante todo o mês de agosto, escolas das sete regiões de vão receber blitz educativa para fiscalizar o trânsito e levar informações a moradores. Na manhã de hoje, a escola municipal João Evangelista foi uma das que recebeu a ação conjunta entre Detran, Agetran, Bptran e Guarda Municipal.

“Vamos levar interativo para as crianças e fazer abordagem pais entregando material informativo”, comenta Evanise Rotta, gerente de educação em trânsito da Agetran.

Diretora da escola na Vila Palmira, Mariluce Cavalheiro afirma que a unidade tem 890 alunos e que a movimentação de pais é intensa e deixa o trânsito na região complicada. “Infelizmente, diariamente a gente vê motoristas desrespeitando a velocidade, a faixa de pedestres. É por isso que ações como essas são importantes”, aponta.