Dourados oferece 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais

Imunizantes estão disponíveis em todas as UBSs sem necessidade de agendamento prévio
| 23/05/2022
- 12:29
vacina

A prefeitura de , maior município do de Mato Grosso do Sul, segue com cronograma de imunização contra a Covid-19 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para atendimento de cada público-alvo ou faixa etária. Pessoas acima de 50 anos, que tomaram a dose adicional (3ª dose) em janeiro ou antes, podem agora tomar a dose de reforço (4ª dose).

No município, considerando a população apta a receber o imunizante (5 anos ou mais), quase 84% já atingiram o esquema vacinal completo, duas doses de imunizantes da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac ou dose única da Janssen. Esse índice faz com que o esforço do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde se concentre em aumentar o ritmo da aplicação de doses adicionais e de reforço.

Até o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (23), parcela de 37% foi imunizada com a terceira dose e a quarta dose chegou a 5%, mas essa queda tem explicação, segundo Edvan Marcelo Marques, chefe do Núcleo de Imunização.

“As doses de reforço ainda são direcionadas para público-alvo bem específico que leva em consideração faixa etária, por exemplo. Por isso o alto índice no caso do esquema primário e depois a queda em relação à dose de reforço”.

Apesar disso, segundo Edvan, quase 98% da população iniciou o ciclo primário com a primeira dose, mas 84% completaram com a segunda. Essas pessoas, conforme o chefe do setor de imunização, precisam retornar às UBS para a segunda dose.

Uma explicação para essa diferença “é a queda da percepção de risco em relação à covid-19. E a pandemia ainda está aí, não podemos deixar de nos protegermos com a vacina, agora disponível para todos”, alerta Edvan.

Veja também

Com greve de motoristas descartada, ônibus devem circular normalmente nesta quinta

Últimas notícias