Com doses disponíveis, a vacinação contra Covid-19 para crianças de seis meses até menores de três anos começa neste sábado (19) em Dourados. O Núcleo de Imunizações da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) recebeu um lote de vacinas Pfizer Baby esta semana.

De acordo com o cronograma estabelecido pela prefeitura de Dourados, o Dia D para essa faixa etária acontece na Sala de Vacinação do PAM (Pronto Atendimento Médico), das 8h às 13h, localizado na rua Dr. Vanilton Finamore, 289, na Vila Industrial.

Nesta primeira etapa, seguindo orientação do Ministério da Saúde, apenas crianças com comorbidades serão imunizadas. Pais e responsáveis devem comprovar essa condição de saúde através de laudos ou atestados médicos.

“Recebemos um primeiro lote limitado, com aproximadamente 430 doses e por isso precisamos seguir essa orientação. Também por esse fator, vamos concentrar a vacinação para esse público-alvo apenas no PAM”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunizações.

A vacina da Pfizer Baby é administrada em três doses. As duas primeiras são aplicadas com espaço de tempo de quatro semanas. A terceira dose é injetada oito semanas após a segunda, segundo informações da Sems.

“Por isso é importante o controle pelos pais através da carteirinha, que deve estar atualizada. Ela deve ser levada, junto com os documentos e ainda o atestado que comprove a condição dos filhos para ser administrada a vacina”, completa Edvan.