Dourados conquista nota A do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

Segundo informações da administração municipal, até 2020, Dourados era classificada com nota C
| 18/04/2022
- 10:11
FPM Município de Dourados recebe investimentos nesta quarta-feira
Foto: Franz-Mendes.

A cidade de alcançou estabilidade fiscal e conquistou pelo segundo ano consecutivo nota A na Capag (Capacidade de Pagamento), avaliação realizada pelo Tesouro Nacional. Até 2020, segundo informações da prefeitura, a cidade era classificada com nota C, o que impossibilitava o acesso a investimentos privados ou públicos. 

A avaliação é feita a partir do estudo da receita e despesa corrente, a Capag é responsável por avalizar a situação fiscal dos Estados e Municípios que pleiteiam contrair empréstimos com a garantia da União.

Para restabelecer a economia do município foi desenvolvido um PAF (Plano de Reestruturação e Ajuste Fiscal) e, devido a esse plano, se compararmos os índices da Capag dos últimos três anos, 2020, 2021 e 2022, em que as notas foram, respectivamente, C, A e A.

O prefeito Alan Guedes ressalta que essa foi a missão repassada para a Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda), de devolver o equilíbrio fiscal do município. “Quando assumimos a gestão, o município não contava com reserva, tudo que era arrecadado no mês era usado para pagar as dívidas”, explica Guedes.

O secretário de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, explica que, em 2021, se iniciou um trabalho para reduzir despesas e aumentar receitas para melhorar o e alcançar a Capag A, trabalho que foi consolidado com a segunda nota A consecutiva, com o controle de receita e despesas.

Veja também

Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio de grandes proporções em vegetação de um...

Últimas notícias