Os rins são responsáveis por regular a pressão arterial, eliminar toxinas do organismo, moderar a quantidade de sal e água do corpo, bem como produzir hormônios e filtrar o sangue.
Devido as suas múltiplas funções, é fundamental cuidar da saúde dos rins. O urologista e coordenador da Comissão de Transplantes Renais do Hospital Unimed Campo Grande, Thiago Frainer, descreve bons hábitos para preserva os rins. “Beber pelo menos dois litros de água por dia, reduzir a quantidade de sal no preparo de alimentos, evitar o consumo de alimentos processados, ricos em sódio, como caldos prontos, aqueles comprados normalmente em pequenos tabletes, e também os industrializados, assim como refrigerantes, sucos artificiais e energéticos”, pontua.
Em dias de calor também é preciso redobrar os cuidados, pois é o período de maior incidência de pedras no rim ou cálculo renal. “Isso ocorre porque, com o suor, mais comum nesta estação do ano por causa do calor excessivo, aumenta também a responsabilidade dos rins em filtrar as impurezas da alimentação, logo, há a necessidade de se ingerir mais líquido, principalmente a água”, explica Frainer.
Para saber se a saúde dos seus rins está em dia, é importante observar a cor da urina. “O ideal é ela tenha quase a cor da água, se estiver mais escura ou amarelada significa que os rins não estão trabalhando de maneira satisfatória e neste caso é preciso aumentar o consumo de água e consultar um urologista”, orienta o especialista.
Além disso, os cálculos renais também podem acometer outros órgãos como uretra, bexiga e ureteres.