Nesta quinta-feira (18), é comemorado o dia daquele que está ali para ‘errar e aprender’, para ‘quebrar um galho’ e até servir o cafezinho. Brincadeiras à parte, hoje é um dia muito especial, pois é comemorado o Dia do Estagiário. Porta de entrada para a vida profissional daqueles que deixam a graduação, o ocupa mais de 13 mil estudantes em Mato Grosso do Sul.

Há cinco anos como supervisora no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Lilian Alencar comenta com o Midiamax que o estágio é a porta de inserção do acadêmico no mundo do trabalho. E para as empresas é importante ter essa colaboração.

“Ter um estagiário é essencial na empresa porque oxigena o quadro de funcionários. Ele consegue trazer novas ideias para o ambiente de trabalho e acaba tendo uma contribuição muito importante. Costumo dizer que o que teve a oportunidade de colocar em prática o seu conhecimento teórico desde os primeiros semestres de curso, ele sai com uma formação diferenciada”, pontua Lilian.

Segundo a especialista, atualmente o CIEE tem 306 vagas em todo MS, sendo 242 de estágio e 64 para aprendizes. As vagas, conforme ela, costumam ser preenchidas conforme o tempo necessário da empresa e a maioria é destinada a estudantes de Direito e Administração.

“As vagas variam de acordo com as regiões do país, em MS a maioria é na área do Direito, ADM, e Comunicação Social. Esses são os principais destaques. O estudante que se interessar, pode procurar o site do CIEE, realizar o cadastro gratuitamente, preencher o máximo de informações e se candidatar”, disse.

Conforme pesquisa recente do CIEE, em 2021 eram mais de 11 mil estagiários em Mato Grosso do Sul e, de acordo com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), atualmente o sistema tem 2.021 estagiários.

‘Aprendi tudo no estágio’

Hoje especialista em Direito de Família e Sucessões, Direito Público e Direito do Consumidor, atual presidente da Comissão de Direito das Sucessões, Tulio Ribeiro já foi estagiário na época da universidade e com o esforço conquistou vaga no mercado de trabalho quando concluiu o curso de Direito.

Ele conta que começou a estagiar logo no terceiro semestre de curso em um escritório de advocacia e nunca havia tido contato com a área antes. No escritório, ele ficou por 9 anos, passando de estagiário, bacharel a advogado.

“Eu aprendi tudo, absolutamente tudo, na minha época ainda eram físicos os processos, então literalmente grampeei muitas peças processuais, montei diversos recursos, andei pelo fórum carregando aqueles volumes, e dentro do escritório eu desenvolvi técnicas de oratória, escrita objetiva, aprendi sobre gestão de escritório, e posso dizer que foi toda a minha base que carrego hoje”, disse o advogado.

Tulio conta que conseguiu passar no exame da OAB durante a faculdade, então teve mais chances também de crescimento dentro do escritório, pois quando se formou já podia advogar. “Foi muito bom para mim, porque na época era bem disputado todas as vagas no escritório”, pontua.

Por fim, ele avalia que o estágio foi essencial para a vida profissional que tem hoje. “De modo geral foi muito importante sim a jornada de estágio, moldou toda minha base técnica, comportamental e também pessoal. Atualmente eu não tenho mais sociedade, estou em carreira solo, atuando bastante na área de direito de família e sucessões, estou como presidente da Comissão de Direito das Sucessões na OAB/MS, e exercendo essa profissão maravilhosa sempre com muita paixão e tentando impactar a vida dos meus clientes”, afirma.

Dia do Estagiário

A data é comemorada pelo aniversário do Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, legislação que trouxe os primeiros direitos e deveres do estagiário, contudo foi revogada. A Lei do Estágio em vigor, que estabelece diretrizes como a duração do estágio, carga horária e a necessidade de supervisão, foi criada em 2008.